Ordenação

Maranhense é ordenado bispo em cerimônia realizada em São Luís

Frei João Muniz Alves nasceu no povoado Carema, no município de Santa Rita, a 70 km da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Dom João)

Acontece hoje a Ordenação Episcopal do Frei João Muniz Alves. Ordenado bispo da Prelazia do Xingu, na cidade paraense em Altamira (PA), ele substitui o austríaco Dom Erwin Kräutler, que estava à frente da prelazia há 35 anos. Até então, o Maranhão contava com apenas seis bispos em sua história na Igreja Católica.

A cerimônia teve início no fim da tarde de hoje e conta com a presença de diversas autoridades. Entre elas está o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. Além disso, também acompanham a cerimônia, representantes e membros das 12 dioceses do estado, entre religiosos e fiéis.

A cerimônia tem como ordenante principal o próprio Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu (PA). Já os co-ordenantes são Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís (MA) e Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF).

A nomeação de frei João Muniz se deu graças ao pedido de renúncia de Dom Erwin Kräutler. A solicitação para a nomeação do maranhense foi encaminhada ao Papa Francisco e aceita pelo pontífice, no fim do ano passado.

O episcopado é o primeiro grau do sacramento da Ordem Sagrada ou Ministério Sacerdotal. Entre as principais funções dos bispos, a principal é a pregação do Evangelho. Os bispos conduzem a Cristo novos discípulos. São eles os ministros originários da confirmação, os dispensadores das sagradas ordens, os moderadores da disciplina penitencial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.