Cruz Vermelha

Missão Internacional de combate ao Aedes Aegypti chega ao MA

Objetivo é coletar dados sobre a situação no Nordeste em relação ao zika vírus, da microcefalia e do combate ao <i>Aedes aegypti</i>

O Estado On-line, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Mosquito zika teste )

Uma Missão Internacional da Cruz Vermelha, com representantes da Federação Internacional e do Órgão Central, chega, nesta sexta-feira (4), ao Maranhão para coletar dados sobre a atual situação no Nordeste e, também de alguns estados da Região Centro-Oeste, sobre a incidência do zika vírus, da assistência da rede de atendimento aos casos de microcefalia, da síndrome de Guillain Barré, e do seu tratamento, e das ações do poder público no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor também da chikungunya e da dengue.

Os dados serão enviados para a Genebra, na Suíça. Do resultado da avaliação, será traçado um plano de ação de prevenção e combate, no qual haverá enlace com as ações já desenvolvidas pelo Poder Público e instituições privadas, com coordenação da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Maranhão. (CVB Filial Maranhão).

A missão de avaliação da epidemia de zika no Nordeste brasileiro ​teve início na segunda-feira (29), em João Pessoa. Durante cinco dias, um grupo, formado por dois representantes da Federação Internacional da Cruz Vermelha e três representantes da Cruz Vermelha Brasileira, percorrerá cinco capitais da região Nordeste: Natal, João Pessoa, Maceió, Recife e São Luís.

“A Cruz Vermelha não atua somente em catástrofes ou guerras como todos imaginam. Esse é apenas um dos objetos da instituição. Nós podemos auxiliar contribuindo com os gestores públicos, com material humano do nosso corpo técnico e com voluntários”, esclareceu o presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Maranhão, Antonio Artico.

Agora pela manhã, haverá uma reunião com integrantes da Comissão Interinstitucional Estadual de Combate ao Aedes, na Secretaria de Estado de Saúde. Às 15h, na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, a reunião ocorre com os gestores dos municípios que compõem a Grande São Luís, incluindo Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Amanhã, com as informações dos debates e com o objetivo de tomar um direcionamento das ações, a filial estadual da Cruz Vermelha se reúne em sua sede com a presença do seu conselho diretor, deliberativo e voluntários. A reunião terá início às 9 horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.