Em 15 dias

36 motoristas são autuados por uso irregular de estacionamentos preferenciais em São Luís

Multa para quem é pego utilizando indevidamente a vaga para idosos, gestantes e deficientes é de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na CNH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Motorista ocupa irregularmente quatro vagas preferenciais em estacionamento
Motorista ocupa irregularmente quatro vagas preferenciais em estacionamento (estacionamento)

SÃO LUÍS - Nos últimos 15 dias, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) autuou 36 motoristas por uso irregular de estacionamentos preferenciais em São Luís. As vagas são garantidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a secretaria, as operações de fiscalização foram intensificadas na capital desde o último dia 20 de fevereiro. A multa para quem é pego utilizando indevidamente a vaga para idosos, gestantes e deficientes - infração considerada grave pelo CTB - é de R$ 127,69, situação que ocasiona a perda de cinco (5) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o secretário Canindé Barros, a política de fiscalização de trânsito da SMTT tem sido conduzida com afinco. "É fundamental que o uso das vagas preferenciais dos estacionamentos obedeçam à legislação de trânsito, portanto as vagas exclusivas devem ser usadas para a finalidade à qual se destinam", reitera.

Desrespeito

Casos de desrespeito ainda são muitos frequentes na capital maranhense, conforme relatos de usuários de estacionamentos e acompanhantes. A estudante Tatiana Nogueira afirma que teve que discutir com um motorista para que este cedesse o espaço para que seu avô estacionasse em um shopping da cidade. "Foi preciso a intervenção dos seguranças do local", destaca a estudante.

O secretário lembra que a SMTT emite o selo de estacionamento preferencial para idosos e pessoas com deficiências na sua sede no IPASE, gratuitamente. Basta dar entrada com a documentação devida solicitando o benefício. Depois que tiver o selo, este deve ficar no parabrisa do veículo no ato de estacionar, demonstrando que o carro estacionado é de uma pessoa detentora do direito ao estacionamento preferencial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.