Investimento

Empresa de gás natural celebra início de operação de novos campos no Maranhão

Empreendimento, considerado o maior do segmento no país, investiu nas novas unidades montante de pouco mais de R$ 770 milhões; unidades estão localizadas em Capinzal do Norte e Lima Campos

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Vice-presidente de Relações Externas e Comunicação da PGN, Henrique Rzezinski, fala no evento
Vice-presidente de Relações Externas e Comunicação da PGN, Henrique Rzezinski, fala no evento (Gas natural)

SÃO LUÍS - A Parnaíba Gás Natural (PGN) - empresa considerada a maior do segmento no país - celebrou, na noite de ontem, no Hotel Luzeiros, em São Luís, a entrada em operação dos campos de Gavião Vermelho, localizado no município de Capinzal do Norte, e Gavião Branco, em Lima Campos, ambos no Maranhão. Além de dirigentes do empreendimento, também esteve presente o vice-governador, Carlos Brandão.

Durante a explanação, o vice-presidente de Relações Externas e Comunicação da PGN, Henrique Rzezinski, expôs os números relativos aos investimentos feitos no estado para a expansão da empresa. No total, de acordo com o dirigente, foram aplicados R$ 771 milhões no desenvolvimento dos dois campos, com uma produção estimada em pouco mais de 5,89 bilhões de metros cúbicos de gás.

Entrevistado por O Estado, o representante da PGN informou também que o objetivo da empresa é expandir os negócios no Maranhão. "A expansão destes negócios reafirma o compromisso do empreendimento com o estado. Houve uma expansão importante na produção e, nos próximos meses, novas unidades deverão ser inauguradas”, disse Rzezinski.

A expansão destes negócios reafirma o compromisso do empreendimento com o estado do Maranhão.Henrique Rzezinski, vice-presidente de Relações Externas e Comunicação da PGN
Expansão

Ele informou ainda que, com o início da operação dos dois campos, a PGN expandirá em até 70% a capacidade produtiva. "Passaremos dos quase cinco milhões de metros cúbicos por dia para quase oito milhões de metros cúbicos até julho deste ano”.

O campo de Gavião Vermelho apresenta seis poços produtores, que são interligados ao duto que escoa o gás produzido para a Unidade de Tratamento de Gás, em Santo Antônio dos Lopes, município maranhense. Já o gás produzido no Gavião Branco é extraído por meio de oito poços produtores. Do local, a matéria-prima é encaminhada para a Estação de Produção e Escoamento de Gás de Gavião Branco, também em Lima Campos (MA).

Saiba mais

A PGN é uma empresa independente de exploração e produção (E&P) que opera na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Atualmente, opera 8 campos, 8 Planos de Avaliação de Descoberta (PADs) e 13 blocos exploratórios, somando aproximadamente 25 mil km² de área administrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.