Passando por cima do PT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O PMDB do Senado fez nova aliança com o PSDB. O ministro Ricardo Berzoini recebeu o informe que será votado o projeto da Lei de Responsabilidade Fiscal das Estatais. Ela é do tucano Tasso Jereissati, e o PT tem resistência ao conteúdo. Por isso, os aliados querem uma linha direta com o Planalto. O objetivo é chegar a um acordo, que atenda o governo, como no projeto José Serra, sobre a exploração do pré-sal.

O fim das indicações políticas
Para evitar o descompasso entre o Planalto e o PT na Lei de Responsabilidade Fiscal das Estatais, líderes petistas já se articulam com Berzoini. O governo tem simpatia pelo projeto de Jereissati, mas existem divergências e, por isso, foi aberta negociação com o PMDB. A principal se refere à composição do conselho de administração das estatais. O projeto de Tasso prevê que somente profissionais com experiência de mercado podem pertencer a esses conselhos. E proíbe que sejam indicados ministros, secretários estaduais, dirigentes de partidos, parlamentares, titulares de cargos em comissão e parentes até o 3º grau. Os petistas questionam essa exclusão.

A reforma vem aí?
Em reunião aberta pelo ministro Carlos Gabas, técnicos do governo fixaram um cronograma para construir um projeto de reforma da Previdência. A presidente Dilma assumiu compromisso de enviar proposta ao Congresso no final de abril.

O conselheiro
Dirigentes do PMDB e do PT não compartilham da análise que o ex-ministro José Eduardo Cardozo sai enfraquecido da pasta da Justiça. Um peemedebista alerta que ele ainda será do núcleo duro da presidente Dilma. Um líder petista acrescenta que Cardozo terá papel relevante na AGU, onde sua principal tarefa será defender o governo no TCU e no TSE.

Dar a volta
A Desvinculação de Receitas Orçamentárias está parada na Câmara. Por isso, o ministro Nelson Barbosa sugeriu ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que seja apresentada proposta similar naquela Casa, para acelerar a votação da DRU.

Pedindo água
A Frente Nacional de Prefeitos quer “flexibilizar” a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na sexta-feira, a presidente Dilma vai recebê-la. Prefeitos, do governo e da oposição, dizem que não dá para cumprir os parâmetros fixados para a Saúde, a Educação e o pagamento do funcionalismo.

Brincando com os aliados
O PT repassou ontem, para o presidente do Senado, sua lista de projetos prioritários. Um deles taxa com IPVA donos de iates e jatinhos. Lindbergh Farias (PT) fez piada com o líder do PMDB: “Nada contra você, viu Eunício (Oliveira)”.

Exclusão
Os petistas reclamaram ontem que estão fora da definição dos projetos que estão indo a voto no plenário do Senado. Cobraram do presidente, Renan Calheiros, uma pauta plural que também atenda o PT e coloque para votar seus projetos.

DEPUTADOS e senadores da oposição negociam para subir, e discursar, em palanques e trios na manifestação pelo impeachment de 13 de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.