Conselho de Ética da Câmara

Conselho deixa de votar relatório contra Cunha

Aliados do presidente da Câmara protelaram sessão até a abertura da votação no plenário da Casa

Marco Aurélio D''Eça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Memros do Conselho de Ética da Câmara)

Brasília - O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados suspendeu a reunião de ontem antes que fosse votado relatório que pede a continuidade do processo de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após mais de três horas de debates, o presidente da comissão, José Carlos Araújo anunciou a suspensão em razão do início das votações no plenário.

Araújo disse que pretende retomar a votação do relatório após o encerramento das atividades no plenário. A reunião ocorreu depois de encerrada a fase de discussão do parecer do relator, Marcos Rogério (PDT-RO), que pede a continuidade das investigações. “Hoje houve um avanço", disse o deputado. Ninguém esperava que a discussão fosse encerrada e que se votasse ainda hoje o parecer, destacou Araújo.

Contudo, antes de conseguir colocar o parecer em votação, será preciso vencer quatro requerimentos que pedem o adiamento da votação, por cinco, quatro, três e dois dias, respectivamente. Segundo o presidente do conselho, as manobras transformaram a análise da admissibilidade da representação protocolada pelo PSOL e pela Rede em um processo “tumultuado”.

“[É] um processo que está julgando o presidente da Câmara, que tem poderes nesta Casa, que tem poderes de manobra, e nós nos submetemos a tudo o que aconteceu”, afirmou Araújo.

Ele criticou a decisão do vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que praticamente zerou o processo na comissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.