Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
DA SINGAPURA nos escreve o Prof. Cidinho Marques feliz com sua mais nova conquista: acaba de ser certificado como Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute, uma das mais renomadas instituições internacionais nesta área. Uma seleta turma de apenas 8 alunos de várias partes do mundo esteve reunida de forma intensiva por uma semana inteira naquela cidade com a finalidade de se habilitar ao título. Ao final do curso, Cidinho recebe o seu Certificado diretamente das mãos da professora Marion Neubrooner (foto), que representa Perry Zeus, presidente da organização.
DA SINGAPURA nos escreve o Prof. Cidinho Marques feliz com sua mais nova conquista: acaba de ser certificado como Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute, uma das mais renomadas instituições internacionais nesta área. Uma seleta turma de apenas 8 alunos de várias partes do mundo esteve reunida de forma intensiva por uma semana inteira naquela cidade com a finalidade de se habilitar ao título. Ao final do curso, Cidinho recebe o seu Certificado diretamente das mãos da professora Marion Neubrooner (foto), que representa Perry Zeus, presidente da organização.

Enxerguei longe
As três únicas afirmativas que fizemos domingo no PH Revista se confirmaram na premiação do Oscar 2016.
Leonardo DiCaprio finalmente levaria o seu Oscar de Melhor Ator, “mas não será por causa desse caçador traído que ele entrará para a história do cinema” – disse.
Deixei bem claro que a direção do filme é simplesmente arrebatadora. E que, ao ver o filme, me concentrei exclusivamente na beleza das imagens, na prodigiosa luz natural captada por Emmanuel Lubezki e que seria impossível que ele não ganhasse o Oscar de Melhor Fotografia. Nada mais disse, nem me foi perguntado.

Glória no Oscar
Desastrosos foram os comentários da atriz Glória Pires na transmissão da TV Mirante/Rede Globo.
Nas redes sociais, o público não perdoou expressões como "gostei muito" e "bacana". Mais: "Justo.
O filme é ótimo", ao comentar mais uma estatueta para Mad Max, ou "não assisti", para o longa brasileiro de animação O Menino e o Mundo, que perdeu para Divertida Mente.
As elucidações não impressionaram muitos dos espectadores, que estavam acostumados com as tiradas ácidas de seu antecessor na função, José Wilker.

Outra festa
O Grupo One realiza mais uma edição do Baile One, evento que celebra o programa de relacionamento das lojas Bontempo, Empório Portobello e Uniflex voltado para os profissionais de arquitetura, engenharia, decoração, paisagismo e design de interiores.
Para este ano, os franqueados escolheram a premiação máxima do cinema mundial, o Oscar, como tema da festa e prometem uma noite cinematográfica
para convidados.
Será nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 20h, no Armazém da Estrela, no Centro de Histórico.

A próxima revolução
Estão chegando ao mercado, no Exterior, os primeiros aparelhos e discos no formato Ultra HD Blu-ray, que promete ser ainda melhor do que o Blu-ray. Com a nova tecnologia, será mais difícil
piratear os filmes para jogá-los na internet, mas não impossível.
Em tempos de Netflix, o Ultra HD Blu-ray é direcionado a um nicho de aficionados que valorizam sofisticação de imagem e som. E vai exigir uma renovação em todos os equipamentos da sala de estar.

Ciência em debate
Em outubro, o congressista americano Lamar Smith,
do Partido Republicano, solicitou documentos para verificar um estudo da Administração
Oceânica e Atmosférica Nacional daquele país. Não satisfeito com a resposta, agora expandiu o pedido.
A pesquisa havia concluído que não há sinal de uma pausa aparente no aquecimento global. Um setor dos republicanos nega os efeitos da mudança climática.

Visto de fora
Alguns apontamentos sobre o país em um relatório da Anistia Internacional referente a 2015:
- Continuam as denúncias de homicídios cometidos pela polícia, tortura e maus-tratos de pessoas presas.
- Jovens negros de periferias estão entre os que correm mais riscos.
- Forças de segurança usam frequentemente força excessiva ou desnecessária para reprimir manifestações.
- Conflitos por terras e recursos naturais levaram à morte
dezenas de pessoas.
- Comunidades rurais continuaram a sofrer ameaças e ataques de proprietários de terras, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
- A comunidade LGBT continua a enfrentar discriminação e violência.

Direito do consumidor
Há algumas semanas, o advogado Ulisses César Martins de Sousa tem sido o convidado especial para participar do quadro “Direito do Consumidor” do Bom Dia Mirante, jornal televisivo matutino da afiliada da Rede Globo.
Hoje, por exemplo, ele voltará a responder aos telespectadores algumas perguntas
relacionadas a direitos e deveres nas relações de consumo. Ulisses é um dos mais renomados advogados do Brasil e destaca-se também no âmbito internacional.

Doutor aprovado com nota máxima
O promotor de justiça Fernando Meneses Filho, que atua na cidade de Timon, é o mais recente doutor a integrar os quadros do Ministério Público do Maranhão. Ele foi aprovado com nota máxima e recebeu menção honrosa da prestigiada Universidad de Zaragoza, na Espanha. A tese trata da legitimidade do cidadão e de instituições em ações de interesse difuso.

TRIVIAL VARIADO

As viagens internacionais ficaram mais difíceis
para o brasileiro depois que o dólar se aproximou dos R$ 4. Por causa disso, os destinos mais procurados estão
dentro do próprio país.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física
2016 começa hoje.
O programa gerador da declaração para ser usado no computador foi liberado
no site da Receita Federal no dia 25. A data limite para entrega das declarações
é 29 de abril.

Morto na semana passada, aos 93 anos, em Israel, o violista alemão Peter Kamnitzer, que tive o prazer de aplaudir em Nova York, é pouco
conhecido do grande público, mas sua trajetória foi inspiradora. Emigrou para os Estados Unidos em 1941, onde criou o Quarteto LaSalle com outros refugiados. Foi um conjunto de muito prestígio até o final dos anos 1980, especializado na música dos modernos Schoenberg,
Berg e Webern.

DE RELANCE

Passeio no Iguatemi
Quem circulou no fim de semana pelo Shopping Iguatemi, em São Paulo, se deparou com alguns maranhenses que foram às compras. O empresário Manuel Plantier, por exemplo, depois de fazer novos exames médicos para confirmar que está bem de saúde, foi conferir os lançamentos da moda. Com ele, o advogado Pedro Américo Dias Vieira, que após colocar dois stents para desobstruir as coronárias, aqui em São Luís, foi fazer check-up na capital paulista, juntamente com sua
amada esposa Ana Maria.

Não poupe risos
O Banco Mundial vai deixar a sisudez de lado para receber hoje em sua sede, em Washington, o jovem Yoram Bauman, autodefinido como “primeiro e único economista stand-up do mundo”. Sim, ele faz piadas com economia. E, sim, ele tem doutorado na área, pela Universidade de Washington. Seus vídeos no YouTube
têm quase 4 milhões de visualizações.

Histórico boteco
No fim de semana fiz uma esplêndida incursão na noite de São Paulo, com a agradável companhia de Maria Vandira Peixoto. Visitamos o mítico boteco Riviera Bar, localizado no Edifício Anchieta, na esquina da Avenida Paulista com a Consolação. O local, que foi reaberto recentemente, recebeu as bênçãos do empresário da noite Facundo Guerra e do chef estrelado Alex Atala. No térreo, um sinuoso balcão vermelho domina o ambiente, mas preferi subir a escada curva até o salão com vista para a Avenida Doutor Arnaldo, onde rolava uma sublime apresentação de jazz.

Histórico boteco 2
No boteco Riviera Bar, tive a impressão de ouvir as paredes cochichar sobre os frequentadores do passado. Na literatura, o famoso ponto de encontro de intelectuais, é mencionado num livro do Chico Buarque. Agora, com um ambiente modernizado, extinguiu a “caderneta” para anotar os tragos não pagos. Nos idos dos anos 1970, o bar era um local obrigatório na capital paulista. Restaurado há mais de um ano, continua sendo um local obrigatório.

Arpoador
Vem de um dos pontos turísticos mais conhecidos da “Cidade Maravilhosa” a inspiração para o condomínio residencial que será lançado pela Construtora Escudo: o Edifício Arpoador. Jovem, contemporâneo e com localização privilegiada na Avenida dos Holandeses, a proposta é oferecer toda a mobilidade que a vida moderna nos exige, além das facilidades do eixo Calhau/Renascença. Para aquecer o mercado imobiliário local e apresentar todos os detalhes será realizado na noite da próxima sexta-feira, um coquetel de lançamento no stand de vendas, que fica na Avenida dos Holandeses, Jardim Renascença (ao lado da Escola São Marcos).

Boas-vindas
O Ministério da Justiça brasileiro foi buscar inspiração no modelo canadense de patrocínio privado para reassentamento de refugiados. O sistema já beneficiou mais de 250 mil imigrantes no Canadá desde o final dos anos 1970, segundo a pasta. Lá, empresas, fundações, indivíduos e instituições de caridade apoiam a recepção a refugiados com recursos próprios.

Crítica
Sócio fundador do Instituto Socioambiental, Márcio Santilli classificou como “corrupto e predatório” o atual modelo de grandes obras de infraestrutura no Brasil. A capacidade de investimento do país, segundo ele, foi consumida neste processo de obras “inacabadas, abandonadas ou questionáveis”. “Mesmo estando os principais empreiteiros na cadeia ou perambulando com tornozeleiras eletrônicas, os seus interesses continuam governando o país”, escreveu.

Vale a pena refletir com Nietzsche:
“Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele
poderia um dia ser admirado”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.