Vistoria

Calendário 2016 da vistoria do Transporte Escolar no estado

Começa, nesta terça (1º) e se estende até o fim do mês, o prazo para que veículos de transporte escolar com placas terminadas em 3 e 4 procurem o Detran

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Transporte escolar)

Começa, nesta terça-feira (1º) e se estende até o fim do mês, o prazo para que veículos de transporte escolar com placas terminadas em 3 e 4 procurem o Detran-MA ou as Ciretrans para a primeira vistoria do ano. Desde fevereiro deste ano, o transporte escolar em todo o estado é obrigado a passar por inspeção semestral, conforme calendário estabelecido na portaria N° 1.117, de 20 de novembro de 2015. A vistoria, iniciada com os veículos de placas terminadas em 1 e 2, visa disciplinar o serviço e garantir o transporte seguro de estudantes.

Apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinar que a inspeção do transporte escolar seja de responsabilidade dos Detrans, no Maranhão, o procedimento ainda não havia sido regulamentado. Uma situação que vinha colaborando com a clandestinidade e irregularidades neste tipo de serviço, aponta o diretor geral do Detran-MA. “A falta dessa regulamentação facilitava a contratação pelas prefeituras, por exemplo, de veículos sem condições necessárias para o transporte dos alunos”, explica Antônio Nunes.

Alerta

Nas cidades onde o trânsito é municipalizado, como em São Luís, por exemplo, o transporte escolar pode ser vistoriado pelo órgão municipal de trânsito, mas precisa passar, também, pela inspeção obrigatória realizada pelo Detran-MA. A exigência é do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segundo os artigos 136, 137, 138 e 139, que determinam como deve ser feita a vistoria e a emissão da autorização pelo departamento estadual. A exigência não exclui o município de também aplicar a norma.

De acordo com o CTB, a inspeção do transporte escolar, para verificação dos itens obrigatórios de segurança, deve ser semestral. Entre outras exigências, o veículo deve ser registrado como transporte de passageiros, trazer pintura de faixa horizontal do termo ‘ESCOLAR’ em toda a extensão da carroceria, possuir tacógrafo para registro instantâneo e inalterável de velocidade, e cintos de segurança para todos os ocupantes. Somente os motoristas habilitados na categoria D, aprovados em curso especializado em transporte escolar, e que tenham certidão negativa de antecedentes criminais, podem conduzir este tipo de veículo.

“Só poderão prestar serviço nesta categoria os veículos de transporte escolar que tiverem o selo de autorização fornecido pelo Detran-MA após a aprovação na vistoria”, alerta o diretor geral do órgão, Antônio Nunes. A Autorização de Transporte Escolar (ATE), emitida pelo Detran-MA, deve ser afixada na parte interna do veículo para fins de fiscalização.

O veículo de transporte escolar que não for submetido à inspeção semestral ou ficar reprovado na vistoria terá seu registro bloqueado e não poderá prestar o serviço, até que esteja devidamente dentro das normas exigidas.

Calendário 2016 da Vistoria do Transporte Escolar

Placas terminada em 1 e 2 – Vistoria nos meses de fevereiro e agosto
Placas terminada em 3 e 4 – Vistoria nos meses de março e setembro
Placas terminada em 5 e 6 – Vistoria nos meses de abril e outubro
Placas terminada em 7 e 8 – Vistoria nos meses de maio e novembro
Placas terminada em 9 e 0 – Vistoria nos meses de junho e dezembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.