CINEMA

Na mira do Oscar

88ª edição do Oscar acontece hoje, em Los Angeles; filme brasileiro “O Menino e O Mundo” concorre na categoria de Melhor Animação; premiação será exibida pela TV Mirante, logo após o Big Brother Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Leonardo DiCaprio é o favorito na categoria Melhor Ator
Leonardo DiCaprio é o favorito na categoria Melhor Ator (Leonardo Di Caprio)

A corrida para o Oscar nunca foi tão emocionante. Há muito tempo não se via uma expectativa tão grande em torno das produções que agitaram o cinema mundial no último ano. Desta vez, várias obras despontam como favoritos na categoria de Melhor Filme, ao que tudo indica finalmente Leonardo DiCaprio vai levar uma estatueta para casa e o filme brasileiro “O Menino e O Mundo”, do diretor Alê Abreu, segue na disputa de Melhor Animação. A cerimônia de entrega da 88ª edição do Oscar acontece hoje, no Teatro Dolby, em Los Angeles. O anfitrião será o comediante Chris Rock.

Ao todo, 24 categorias serão premiadas. "O regresso" é o principal concorrente ao Oscar 2016, com 12 indicações. "Mad Max: Estrada da fúria" aparece como segundo favorito, concorrendo em 10 categorias, incluindo melhor filme e melhor diretor. Em seguida está "Perdido em Marte", que traz sete indicações, sem contar com melhor direção para Ridley Scott.

A cerimônia ainda contará com shows ao vivo de Lady Gaga, The Weeknd e Sam Smith, que defenderão suas músicas que concorrem na categoria Melhor Canção Original. Ainda no segmento, dois documentários sobre estrelas do jazz e soul prometem dividir as atenções. É o caso de “Amy”, que conta a história da londrina Amy Winehouse e "What happened, Miss Simone?”, sobre Nina Simone.

Pelo segundo ano consecutivo, dos 20 atores indicados nas categorias de melhor ator/atriz e ator/atriz coadjuvante, nenhum é negro. Isto gerou polêmica em torno dos membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que foi acusada de racista. O homenageado deste ano, o diretor Spike Lee, anunciou que boicotará a premiação pela ausência de negros entre os indicados.

Para os brasileiros, a transmissão da maior premiação do cinema mundial será realizada pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo, logo após o Big Brother Brasil. Mais uma vez, a apresentação ficará a cargo da jornalista Maria Beltrão. Porém, a atriz Glória Pires foi escolhida como comentarista da cerimônia, ao lado do crítico de cinema Artur Xexéo. Ano passado, essa função foi de Lázaro Ramos, que substituiu José Wilker.

Filme

Na categoria Melhor Filme está o embate da noite. “O regresso”, “A grande aposta” e “Spotlight” dividem as atenções. É que o primeiro foi o vencedor do Globo de Ouro e BAFTA; o segundo, do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (PGA); e o terceiro, do Sindicato Americano de Atores (SAG). Os três funcionam como termômetros para o Oscar e, geralmente, quem vence nestes três festivais é propenso candidato a barganhar a estatueta da Academia. Completam a lista de indicados “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Perdido em Marte”, “O Quarto de Jack” e “Brooklin”.

Direção

Cinco diretores aquecem a categoria. O mexicano Alejandro González Iñárritu (“O regresso”) quer levar a segunda estatueta consecutiva para casa (ano passado ele foi o vencedor por “Birdman”). No entanto, ainda segue na disputa George Miller (“Mad Max: Estrada da Fúria”), que ressurgiu com um filme extraordinário e que colocou qualquer diretor de ação no chinelo. Tom McCarthy (“Spotlight”) conduziu brilhantemente seu elenco no drama baseado em fatos reais que contou a história de um grupo de jornalistas que reuniu milhares de documentos capazes de provar vários casos de abuso de crianças por cerca de 250 padres católicos em Boston. Lenny Abrahamson (“O Quarto de Jack”) soube criar um thriller psicológico fascinante ao descrever os momentos turbulentos de mãe e filho que estão presos há cinco anos entre quatro paredes. Adam McKay (“A grande aposta”), talvez, seja o indicado menos atraente do seleto grupo.

Ator

Bryan Cranston (“Trumbo”), Matt Damon (“Perdido em Marte”), Michael Fassbender (“Steve Jobs”), Eddie Redmayne (“A garota dinamarquesa”) e Leonardo DiCaprio (“O regresso) concorrem na categoria. É praticamente certo que DiCaprio vai finalmente conquistar uma estatueta. Sua interpretação do vingativo explorador Hugh Glass é daquelas consideradas “digna de Oscar”. No entanto, não é de causar espanto se o britânico Redmayne levar o prêmio por A Garota Dinamarquesa. Sua Lili Elbe/Einar Wegener também está no mesmo nível, mas seria possível a Academia premiar o mesmo ator por dois anos consecutivos?

Atriz

Esta é outra categoria acirradíssima no que tange a qualidade da interpretação das atrizes. Todas estão perfeitas em seus papéis, mas é quase impossível Brie Larson (“O Quarto de Jack”) não conquistar sua primeira estatueta. Ela venceu todos os festivais em que disputou por este papel. Saoirse Ronan (“Brooklin”), Charlotte Rampling (“45 anos”), Jennifer Lawrence (“Joy”) e Cate Blanchett (“Carol”) completam a lista de indicadas.

Coadjuvantes

Mark Rylance (“Ponte dos espies”), Christian Bale (“A grande aposta”), Tom Hardy (“O regresso”), Sylvester Stallone (“Creed”), Mark Rufallo (“Spotlight”), Alicia Vikander (“A garota dinamarquesa”), Rachel McAdams (“Spotlight”), Rooney Mara (“Carol”), Kate Winslet (“Steve Jobs”) e Jennifer Jason Leigh (“Os 8 odiados”) são os 10 indicados das categorias de ator e atriz coadjuvante. Seria bem agradável Stallone ser imortalizado pela Academia pela interpretação de um personagem que ele imortalizou no cinema. A alemã Alicia Vikander e Rooney Mara são as favoritas em sua categoria.

Animação

"Anomalisa", "O menino e o mundo", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "As memórias de Marnie" concorrem a melhor animação. O roteiro bem construído e o lobby da Walt Disney/Pixar possivelmente darão a estatueta a “Divertida Mente”. Contudo, o diretor brasileiro Alê Abreu declarou que quer voltar de Los Angeles com um prêmio na mala. É esperar para ver se “O Menino e O Mundo” conseguirá surpreender os membros da Academia.

Canção Original

A categoria de canção original promete apoteóticas apresentações ao vivo. É que três popstars estão na disputa. De um lado, Lady Gaga concorre com "Til it happens to you" (do documentário "The hunting ground"). Do outro, The Weeknd tenta convencer com "Earned it" ("Cinquenta tons de cinza") e o britânico Sam Smith pode agradar com "Writing's on the wall" ("007 contra Spectre"). "Manta Ray", de J. Ralph & Antony ("Racing extinction") e "Simple song #3", de Sumi Jo e Viktoria Mullova ("Youth") são os outros indicados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.