Literatura

Edital seleciona textos sobre sociedade brasileira

Escritores interessados em participar da coleção “O que saber”, da Fundação Perseu Abramo, devem enviar documentos até o dia 4 de abril

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
A coleção quer reunir debates contemporâneos da sociedade brasileira
A coleção quer reunir debates contemporâneos da sociedade brasileira (Livro ilustração)

Temas relacionados à sociedade brasileira contemporânea, relativamente recentes ou que necessitem de atualização acerca de suas perspectivas, são o ponto alto da coleção “O que saber”, da Fundação Perseu Abramo. A entidade está com um edital aberto até o dia 4 de abril para selecionar 15 colaboradores, que escreverão textos para a coleção. Interessados devem enviar o material para edital_oquesaber@fpabramo.org.br.

Os temas propostos são violência obstétrica e parto humanizado; diversidade, sexualidade e homofobia; ativismo digital; instrumentos de participação social; cidadania sustentável; educação; ações afirmativas; socialismo; desenvolvimento; industrialização; política de drogas no Brasil; o que é domínio do fato; judicialização da política; monoparentalidade; e saúde.

Os trabalhos devem ser inéditos e caracterizados pelo estímulo à prática de debates, elucidação de questões e formação de novas concepções da realidade.

A seleção será realizada em duas etapas distintas, ambas eliminatórias. Na primeira ocorrerá a pré-seleção, com base na análise do currículo e da bibliografia básica sobre o tema. Na segunda serão analisados os trabalhos completos que serão avaliados por um colegiado da Fundação, ao qual cabe a decisão referente à oportunidade ou não da publicação. Os autores pré-selecionados terão prazo de dois meses para elaboração do trabalho completo, a contar da data de divulgação do resultado da primeira etapa. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.