O Estado contra o Aedes

Doenças transmitidas pelo Aedes já somam quase 400 notificações

Dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 12 de fevereiro deste ano em São Luís, segundo a Secretaria Municipal de Saúde; a maioria dos casos é de dengue, 252; ações nos bairros e em pontos estratégicos buscam eliminar focos do mosquito

Jock Dean

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Agente de pontos estratégicos faz borrifação em prédio abandonado no antigo Lítero
Agente de pontos estratégicos faz borrifação em prédio abandonado no antigo Lítero (Lítero)

Este ano, já foram notificados em São Luís quase 400 casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus – as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e que estão preocupando as autoridades de saúde e a população, sobretudo por causa de complicações como a microcefalia. Para combater a proliferação do mosquito, a Prefeitura de São Luís tem feito ações para combater os focos do transmissor. Entre as ações estão as vistorias em prédios abandonados e públicos que possam abrigar criadouros, os chamados “pontos estratégicos”.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já somam 392 o número de casos notificados de dengue, febre chikungunya e zika vírus de 1º de janeiro a 12 de fevereiro deste ano - denominada de sexta semana epidemiológica.

Pontos de proliferação
Pontos estratégicos são locais com grande quantidade de recipientes favoráveis à proliferação do Aedes aegypti. Entre esses locais está o prédio do antigo Grêmio Recreativo Lítero Português, na Avenida Edson Brandão, no Anil. No antigo clube, os agentes de pontos estratégicos vistoriaram as instalações em busca de focos do mosquito e fizeram o trabalho de borrifação com inseticida. Entre os pontos do prédio que podem se tornar criadouros estão as antigas piscinas. “Esse trabalho sempre foi realizado, mas com o agravamento das endemias o trabalho está sendo reforçado”, informou Tamar Silva, supervisora-geral dos agentes de Pontos Estratégicos do Distrito Coroadinho.

Não foi apenas o antigo Lítero que foi vistoriado. O Kartódromo João Sallem, localizado no Complexo Esportivo do Canhoteiro, no Outeiro da Cruz, também é um dos pontos estratégicos definidos pelo Município para o combate aos focos do mosquito. No local, há muitos pneus que se não forem guardados adequadamente se tornam local ideal para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos. “No kartódromo, 100% da área foi borrifada e nenhum foco do mosquito foi encontrado”, informou Tamar Silva.

LEIA TAMBÉM:

Infectologista tira dúvidas sobre doenças causadas pelo Aedes
No Centro, índice de infestação pelo Aedes é um dos maiores
Maioria dos focos do mosquito está dentro de imóveis


Palestras educativas
Outro local que já recebeu a visita das equipes foi a sede da Superintendên­cia Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima, onde foi realizada palestra sobre dengue, febre chikungunya e zika vírus para multiplicadores da superintendência, além do tratamento perifocal feito pelos agentes de pontos estratégicos para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Na próxima semana, o trabalho será feito na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), na Vila Palmeira.

A Semus também intensificou as ações de combate ao mosquito nos bairros. Desde o início das ações, 29.251 residências já foram visitadas. Os trabalhos incluem visitas domiciliares, tratamento com larvicidas e ação educativa, com distribuição de panfletos e orientações sobre os sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus. O mutirão já foi realizado em bairros como Cidade Operária, Liberdade, Camboa, Sítio do Meio, Vila Gorete, São Francisco, Ilhinha, Vinhais, Planalto dos Vinhais I e II, Vila Progresso, Vinhais, Vila Marinha e Cohafuma. Na sexta-feira, dia 4, a ação acontecerá no São Raimun­do, Pontal da Ilha e Cascavel.

NÚMEROS
Casos notificados em 2016
252
casos de dengue

80 de Febre Chikungunya
60 ocorrências de Zika vírus

Ação de agentes em pontos estratégicos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.