Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Recordar é viver: registro do mais recente encontro que tive com o famoso chef Guy Savoy, no seu fantástico e estrelado restaurante em Paris, acompanhado de Ana Lúcia e Amaro Santana Leite
Recordar é viver: registro do mais recente encontro que tive com o famoso chef Guy Savoy, no seu fantástico e estrelado restaurante em Paris, acompanhado de Ana Lúcia e Amaro Santana Leite
O presidente do TCE/MA, Jorge Pavão, recebeu a visita do presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio, que também preside o TCE/MG. No cardápio, a agenda acadêmica do IRB para 2016 - que prevê a realização de uma das etapas das jornadas científicas do instituto no Maranhão, bem como a atuação das cortes de contas no país. Na ocasião, Helvécio reiterou o convite para a posse da nova diretoria do instituto na próxima semana, em Brasília, para o qual foi reconduzido como presidente.
O presidente do TCE/MA, Jorge Pavão, recebeu a visita do presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio, que também preside o TCE/MG. No cardápio, a agenda acadêmica do IRB para 2016 - que prevê a realização de uma das etapas das jornadas científicas do instituto no Maranhão, bem como a atuação das cortes de contas no país. Na ocasião, Helvécio reiterou o convite para a posse da nova diretoria do instituto na próxima semana, em Brasília, para o qual foi reconduzido como presidente.

Pestana fechado
Não foi somente o antigo Hotel Quatro Rodas de São Luís que deixou de pertencer ao Grupo Pestana, embora deva continuar com a bandeira Pestana por algum tempo, mas sob o comando de um grupo de empresários do Maranhão e de Portugal (radicados aqui).
Com uma bela vista para o mar e localizado no bairro mais boêmio de Salvador (o Rio Vermelho), o Hotel Pestana Bahia vai fechar as portas a partir da próxima terça-feira, 1º de março, sem data para reabertura. O hotel foi o primeiro cinco estrelas da capital baiana e este Repórter PH estava entre os convidados que participaram da festa de inauguração.
Em comunicado oficial, o grupo Pestana alegou que o fechamento ocorrerá para reforma e reestruturação da modelagem do prédio.
Mas há quem afirme que o empreendimento terá o mesmo destino do de São Luís. Ou seja, já estaria em negociações para ser vendido.

Novo Código I
Prestes a entrar em vigor, o novo Código de Processo Civil (CPC) brasileiro requer sempre estudos e atualizações. Por isso, a Escola Superior de Advocacia (ESA), braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão, está sempre trazendo especialistas para falar sobre o assunto.
No próximo dia 3 de março, o juiz de direito e professor titular da Uema, Manoel Aureliano Neto, vai proferir palestra sobre o tema “O novo Código de Processo Civil (CPC) e os Juizados Especiais Cíveis”. A palestra será realizada às 19h, no auditório da OAB-MA, no Calhau. A conciliação e a mediação vistas no novo CPC estão entre as questões a serem abordadas pelo professor Aureliano Neto.

Novo Código II
A modernização do CPC foi iniciada pelo então presidente do Senado, José Sarney, em 2009, quando, na época, instituiu uma comissão composta de juristas para elaborar o anteprojeto.
Em 2014 voltou para o Senado, na forma de um substitutivo e o projeto passou mais uma vez pelo exame de uma comissão especial de senadores, antes de seguir para o Plenário para votação, o que ocorreu em dezembro daquele mesmo ano. Em março de 2015, foi sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Alô, Procon
Tem loja de departamento de presença nacional que faz assim para empurrar um cartão de crédito. Ao efetuar pagamento de parcela no caixa, cliente é avisado que o sistema está solicitando atualização cadastral.
E esta “atualização cadastral” aparece convertida numa proposta de adesão a um cartão de crédito, se o cliente aceitar. Daí o povão acredita, aceita, se ilude com o pagamento da parcela mínima e se afunda de vez com os juros mais estratosféricos do planeta. Enquanto isso os bancos...

Recentes aprovações
Após a divulgação dos resultados do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), diversos alunos do Colégio Dom Bosco estão comemorando recentes aprovações e excelentes desempenhos que os levaram a concretizar o sonho do acesso ao curso superior.
Os alunos aprovados apontaram fatores que foram determinantes para estes resultados, como a vivência na escola e os grupos de estudo, como o Projeto 360º, que reúne alunos para troca de experiências e aprendizagem, com desenvolvimento personalizado, elencando ações para as necessidades específicas de cada aluno, utilizando acompanhamento psicopedagógico naquilo que concerne a orientação profissional, integrando o aluno, os colegas, pais e professores, fazendo-os relacionarem-se entre si.

Fórum Nacional de Alternativas Penais
Participam até hoje do II Fórum Nacional de Alternativas Penais, em Salvador (BA), o coordenador da Unidade de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Fróz Sobrinho, e o juiz titular da 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Fernando Mendonça. Audiência de custódia e a desconstrução da cultura do encarceramento em massa são o tema do evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Judiciário da Bahia (TJBA).

TRIVIAL VARIADO
Parece piada, mas não é. No almoço oferecido segunda-feira no Itamaraty, em Brasília, em homenagem à vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti uma das comidas do cardápio foi o acarajé. Com pimenta!

Intitulada Weibo, a maior rede social chinesa já carrega anúncio das Olímpiadas do Rio 2016 e a presidente Dilma cuidou de deixar mensagem por lá, arriscando um tchau em mandarim: “Zàijiàn”.

Sônia Couto está sempre agitando. No próximo dia 29, ela vai reunir um grupo de senhoras, para dar aula de etiqueta social, comportamento em sociedade, como se vestir e tudo mais para quem quer frequentar festas.

A reitora da UFMA Nair Portela, e o marido Elcior Coutinho, receberam ontem, em sessão solene na Câmara Municipal, o Título de Cidadãos de São Luís, por indicação do vereador Honorato Fernandes.

DE RELANCE

Efeito da crise
Pesquisa mostra que, em meio à crise, 93% dos brasileiros têm selecionado os gastos – mantendo alimentação e medicamentos como prioridades – e mudado hábitos de consumo (60%). Além disso, 28% da população diz que concentra as compras em locais onde há possibilidade de acumular pontos e trocar por descontos ou produtos. Quem conta é Anselmo Góis, que afirma: os dados são da Nox4Think, em pesquisa encomendada pelo Dotz, programa de fidelidade.

Os reis do bisturi
Cirurgiões plásticos do Maranhão se movimentam para irem a São Paulo participar, com os maiores cirurgiões plásticos do mundo, da XVII edição do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, nos dias 18 a 20 de março. Reconhecido como o maior evento da categoria na América Latina, o Simpósio receberá mais de mil cirurgiões plásticos de todo o mundo para um verdadeiro intercâmbio científico.

Acidentes aéreos
O avião continua a ser o meio de transporte mais seguro. Em 2015, a taxa de acidentes aéreos envolvendo aeronaves da aviação comercial foi de 0,32, o que equivale a um acidente grave para cada 3,1 milhões de voos. Ou seja, você precisa ser muito azarado para estar num voo assim entre mais de 3 milhões de voos seguros.

Justiça do Trabalho
Engana-se quem pensa que na Justiça do Trabalho os empregados têm só direitos e os patrões apenas deveres. Em recente decisão, numa Vara Trabalhista, uma indústria teve validada a justa causa do funcionário que descartou inadequadamente produtos de propriedade da empresa, os quais eram utilizados durante o trabalho. A advogada considera a decisão um avanço e pode indicar uma nova tendência, com uma Justiça do Trabalho mais justa e menos protecionista.

Dia Internacional da Mulher
Uma vasta programação está sendo preparada pela Academia Viva Água em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, incluindo apresentação de dança, recital de poesias com Lúcia Nascimento e show musical com Leonardo Portela, além de aulas de jump, sorteio de brindes e diversas outras atividades, coordenadas pela professora Denise Araújo.

Não há vagas
As casas de acolhimento de idosos que não têm renda e famílias estão superlotadas. As mais tradicionais, mantidas por voluntários, estão com filas de espera e já não aceitam mais inscrições. A geração da terceira idade, carente e sem parentes, acumula uma série de desigualdades sociais que só se agravaram na velhice.

Hora de refletir com Goethe:
"Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.