O isolamento do PT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A tensão entre PT e governo não ficará limitada ao projeto Serra. O que houve no Senado vai se repetir na Câmara. A PEC 01 divide a sigla. Ela amplia recursos para a saúde (zika), mas tirando da seguridade e da assistência. Os deputados vão enfrentar o debate da renegociação da dívida dos estados. O governo quer sua rejeição, mas os desmotivados petistas se perguntam: “Como votar contra os nossos próprios estados?”

Cunha recebe ligação de Serra
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está retomando seu poder. Está em suas mãos acelerar ou retardar a votação do projeto Serra, sobre a Petrobras e o pré-sal. Por isso, ontem, relata Cunha: “O Serra me ligou”. O tucano quer votar logo. Mas isso depende dos líderes pedirem urgência. Enquanto isso, os líderes Pauderney Avelino (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB) definiram dar preferência ao projeto Serra, que enfrenta menor resistência por manter a partilha. Mendonça Filho, que tem projeto pelo retorno do regime de concessão, concordou. As negociações foram delegadas ao serrista Jutahy Magalhães.

Apostas
Nos corredores do Congresso existe a convicção que as siglas que mais vão crescer no troca-troca são PP, PR e PSD. Dizem que ninguém tem argumentos como eles. E, devido a problemas regionais, quem mais pode perder é o PMDB.

Batido o martelo
O DEM vai apoiar o PMDB à prefeitura do Rio. O acordo foi fechado entre o prefeito Eduardo Paes e o deputado Rodrigo Maia. Pesou a proximidade com o PMDB nacional. Na Câmara, Rodrigo relatou a reforma política, e Efraim Filho é o presidente da CPI dos Fundos de Pensão.
Há ainda, afinidade com a agenda para o Brasil do vice Michel Temer.

Cotoveladas
E a luta continua. Os dissidentes do PMDB querem emplacar um nome da oposição na presidência da Comissão de Orçamento. Eles não se conformam com a provável indicação do líder Leonardo Picciani, o deputado Sérgio Souza.

Quem avisa amigo é
Há alguns meses, o ex-governador Sérgio Cabral falou com a presidente Dilma sobre o projeto Serra. Dilma disse que não podia apoiar. O PT era contra. Cabral avisou que o governo não teria como impedir se o PMDB se aliasse com o PSDB.

Dengo
A bancada do PT no Senado convidou o ministro Ricardo Berzoini para reunião na segunda-feira. Encontrará senadores ressentidos por terem sido rifados pelo Planalto, que negociou a aprovação do projeto do pré-sal com o PMDB e a oposição.

Resistência
Entidades estudantis, sindicatos e movimentos sociais já pressionam a presidente Dilma a vetar a Lei Antiterrorismo. A UNE diz que a regra não faz sentido no Brasil, que, “diferentemente de outros países, não tem incidência de atos terroristas”.

EX-LÍDER DO DEM na Câmara, Mendonça Filho comandará o comitê pró-impeachment, formado por parlamentares e movimentos “Fora, Dilma!”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.