Síria

Cerca de 100 facções aceitam cessar-fogo na Síria

Acordo entrará em vigor hoje, à 0h de Damasco; Desde início, em 2011, guerra na Síria deixou mais de 260 mil mortos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Síria - Cerca de 100 facções rebeldes aceitaram respeitar o cordo russo-americano de cessar-fogo naSíria, anunciou ontem o Alto Comitê de Negociação (HCN), que reúne os grupos-chave da oposição e da rebelião, a poucas horas da entrada em vigor da trégua.

"As facções do Exército Sírio Livre e da oposiçã armada estão de acordo em respeitar a trégua que vai durar duas semanas", indicou o HCN em um comunicado enviado à AFP.

Cessar-fogo
A Rússia e os EUA anunciaram na segunda-feira que um acordo de cessar-fogo na Síria, que entrará em vigor neste sábado à 0h de Damasco (23h do dia 26 no horário de Brasília).

No entanto o grupo Estado Islâmico (EI) e a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, que controlam grande parte do território sírio, não participaram do acordo.

A oposição aceita o cessar das hostilidades para que seja respeitada a resolução 2254 da Organização das Nações Unidas (ONU), adotada em dezembro, que inclui a entrega de ajuda humanitária e o acesso às zonas sitiadas.

Desde o início, em 2011, a guerra na Síria deixou mais de 260 mil mortos. O governo não faz nenhuma distinção entre os ativistas, rebeldes e jihadistas, e considera que todos são terroristas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.