Música

Música maranhense em boas companhias

São Luís recebe hoje, às 20h, no Teatro da Cidade, o show da turnê “Andarilho Parador” de Nosly e Djalma Chaves com participação de Tom Cleber e Garcia Dongah

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Nosly divide o palco com Djalma Chaves no show
Nosly divide o palco com Djalma Chaves no show (Nosly)

A união de dois músicos em um projeto que já rodou algumas cidades brasileiras não apenas divulgando a música produzida no Maranhão, mas também trocando experiências com outros artistas por onde se apresentam. Assim tem sido a turnê “Andarilho Parador”, que os músicos Djalma Chaves e Nosly apresentam hoje, às 20h, no Cine Teatro da Cidade São Luís (Centro). O show tem caráter beneficente e os ingressos serão trocados por pacotes de fraldas descartáveis, a serem doados à Maternidade Maria do Amparo, no Anil. Em São Luís, os artistas convidaram Garcia Dongah e Tom Cleber para dividirem o palco e as experiências sonoras em um caldeirão cujo ingrediente principal será o tempero da música local.

Tendo sido batizado com a junção dos títulos dos mais recentes trabalhos de Djalma Chaves – “Andarilho” e Nosly - “Parador” -, a turnê já percorreu cidades como Imperatriz (MA), Teresina (PI), Belém (PA) e Brasília (DF). São Luís é a quinta cidade a receber a apresentação que em cada lugar contou com convidados especiais, dialogando com a cena local.

Em Brasília, a última a receber a dupla antes de São Luís, quem se apresentou ao lado dos artistas foram o cantor e compositor Erasmo Dibell e o percussionista Carlos Pial, ambos maranhenses radicados em Brasília. “A receptividade do público tem sido muito boa pelas cidades onde passamos”, comemora Nosly.

Os shows têm sido baseados nos repertórios dos CDs de Djalma Chaves e Nosly. O primeiro, que figurou na lista de votação do Grammy Latino ano passado, tem participação de Fagner. “Andarilho” é o sexto álbum da carreira de Djalma Chaves, que contabiliza mais de duas décadas de carreira. Com 11 faixas, o álbum reúne composições autorais, parcerias e regravações de compositores maranhenses e foi gravado no Maranhão, Rio de Janeiro e Inglaterra. “Caminho por todos os estilos musicais. Não tenho restrições. O que sinto vontade de cantar, canto. No show, apresentamos um repertório basicamente autoral, mas também abrimos espaço para celebrar nomes importantes de nossa música e até da música estrangeira”, pontua Djalma Chaves.

Disco- “Andarilho” é uma parceria do cantor com o produtor musical Paulo Calazans, que trabalha com Djavan. Em 2005, Calazans também produziu o disco “Viagem Insólita”, de Chaves.

No repertório, músicas como “Pelo Entardecer”; “Encontro com a Solidão”, “Perdidos no Espaço”, “Lua de Sol” e “Bela”. As músicas “Janela Aberta”, de César Nascimento, “Paixão e Razão”, de Lupe Albano, além das composições de maranhenses, como “Pé do Lajeiro” (João do Vale), “Dente de Ouro” (Josias Sobrinho), “Santo Milagreiro” (César Roberto) e “Traduzindo” (Djalma Lúcio) completam o CD.

Já Nosly passeia por seu terceiro disco, o CD “Parador”. Produzido por Zeca Baleiro, o álbum tem parcerias com Chico César, Sérgio Natureza, Fausto Nilo, Zeca Baleiro e os poetas Olga Savary e Celso Borges, além da participação especial de Zélia Duncan, que canta com Nosly na faixa “Nome”.

Figuram no CD as canções “Oh Baby Perdoe”; “Versos Perdidos”; “Bilhete Azul Claro”, “Vôo Noturno”, “Apesar de Doer”, “Você vai me Procurar”, entre outras. “Parador” traz ainda as regravações de “Aquela Estrela” e “I ll Have to Say I Love You in a Song” e I’ll be Over You. Algumas delas serão cantadas no show.

Nosly é autor de mais de 200 composições em diversos estilos, da MPB tradicional, passando pela Bossa Nova e pelo blues, até chegar aos ritmos como baião, reggae e funk. Entre os seus parceiros estão Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Luis Carlos Sá, Sérgio Natureza, Chico Anisyo e Joe Hamilton, além dos poetas Olga Savary e Celso Borges. O artista nasceu em Caxias (MA), em agosto de 1967, e começou a compor na adolescência, já morando em São Luís. Autodidata, conquistou rapidamente os espaços culturais da cidade destacando-se em festivais. O artista morou em Andorra e Alemanha entre 2003 e 2009.

A banda que acompanha os artistas é formada por Fleming (bateria), Mauro Travincas (contrabaixo), Murilo Rego (teclados) e Sued (guitarra). “Ficamos extremamente satisfeitos em poder fazer este show em São Luís. A receptividade do público tem sido muito boa nas cidades por onde passamos e é importante apresentarmos nosso trabalho fora, mas fazer o show em nossa terra tem sempre um sabor especial”, comenta Nosly.

A turnê de “Andarilho Parador” tem patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. l

Serviço

O quê

Show “Andarilho Parador” com Djalma Chaves e Nosly e participações de Garcia Dongah e Tom Cleber

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Cine Teatro da Cidade São Luís

Ingressos

Serão trocados por pacotes de fraldas descartáveis que serão doados à Maternidade Maria do Amparo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.