Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
FENÔMENO no Instagram, com apenas 25 anos o blogueiro e modelo italiano Mariano di Vaio já acumulou quase um milhão e meio de seguidores no seu perfil. Ao que tudo indica ele virá em junho fazer um editorial de moda com uma top model maranhense no Parque Nacional dos Lençóis
FENÔMENO no Instagram, com apenas 25 anos o blogueiro e modelo italiano Mariano di Vaio já acumulou quase um milhão e meio de seguidores no seu perfil. Ao que tudo indica ele virá em junho fazer um editorial de moda com uma top model maranhense no Parque Nacional dos Lençóis
Daniela Heluy e Marina Gaspar serão as anfitriãs do coquetel que oferecem hoje, no Salão Must, para celebrar a chegada de uma nova equipe de profissionais que vão integrar o staff da casa
Daniela Heluy e Marina Gaspar serão as anfitriãs do coquetel que oferecem hoje, no Salão Must, para celebrar a chegada de uma nova equipe de profissionais que vão integrar o staff da casa

Parque de aventuras
Conhecido por suas águas termais, o complexo Rio Quente Resorts, que tem oito hotéis em Goiás, inaugurou o Eko Aventura Park, numa área de 89 mil m². Um grupo de maranhenses que foi conferir o local na última semana conta que para quem gosta de esportes e esportes radicais, há muitas opções: rafting, boia cross, duck, tirolesas, quadriciclo, airsoft, arco e flecha, slackline, beach tennis, vôlei, futevôlei, badminton, futebol e boto ball. Na Tirolesa Aventura, o percurso cruza as margens do Rio Quente e permite a observação da região de mata ciliar do Cerrado.

Palavra empenhada I
Se mantiver a palavra empenhada, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, promulgará hoje a PEC da reforma política que prevê uma “janela” de 30 dias para que deputados troquem de partido sem risco de perda do mandato por infidelidade partidária.
A “janela” por um lado é positiva, pois dá oportunidade ao político para trocar de partido se não estiver satisfeito na legenda que o abriga.
Obrigá-lo a ficar num partido sem querer seria uma exigência ditatorial e consequentemente antidemocrática.

Palavra empenhada II
Tem mais: agora, há também que se reconhecer que esse troca-troca que existe hoje no Brasil contribui enormemente para fragilizar
o quadro partidário.
Enquanto os nossos vizinhos Argentina e Paraguai têm partidos políticos centenários, com profundas raízes na sociedade,
o Brasil permite que o deputado federal Adalberto Cavalcanti troque o PTB pelo Partido da Mulher Brasileira como se estivesse trocando a roupa.

Ótimo perfume
A nova fragrância masculina de O Boticário, Arbo Liberté, veio com uma apresentação que fala por sí só, mas a experiência de usá-lo vale mais a pena.
Desenvolvido para homens que se identificam com a necessidade de se desconectar por alguns instantes e reencontrar a sensação de liberdade e refrescância, mesmo dentro da rotina urbana, o perfume é tudo de bom.
Para compor a fragrância, a nota de Arbo Liberté foi captada aos pés de uma cachoeira no interior de São Paulo, pelo sistema de headspace, que utiliza equipamentos altamente sofisticados para reproduzir em laboratório o cheiro de um elemento ou lugar sem precisar extraí-lo.
O efeito reenergizante do cheiro da queda d’água nas pedras foi somado às nuances de bergamota, resultando na sensação única de frescor e liberdade proporcionada por Arbo Liberté.

Gêneses forever
Vem aí a Balada Gênesis, na Kathedral, localizada na península da Ponta da Areia. A comemoração celebrará os 30 anos da Boate Gênesis, que deixou uma marca especial para sempre na história da noite maranhense.
As atrações, no melhor estilo flashback, irão reunir os DJs que passaram pelas festas na boate: Salim Lauande, Álvaro Carneiro, Ricardo Pacífico, Arsênio Filho, Paulo Duarte, Walter Jr. e Paulo Pirulito.
A produção do evento fica por conta de João Marcelo que promete: “uma noite inesquecível, para relembrar e reencontrar amigos que fizeram parte
dessa feérica geração”.

“Cadeados do Amor”
Tá aí um jeito de fazer de um limão uma limonada. A proibição de colocar cadeados (de verdade) na Pont des Arts, em Paris, motivou uma promoção da Air France e da Gol chamada Cadeados do Amor. Os cadeados (de verdade) colocados durante sete anos na ponte foram retirados em meados de 2015 pelo risco de o peso comprometer a estrutura da ponte, eleita por apaixonados para deixar recados. Para os cadeados virtuais das companhias aéreas, basta acessar o site oscadeadosdoamor.com.br, fazer login pelo Facebook, encontrar o(a) amado(a) e escolher o modelo do cadeado.

Racismo ao inverso
Um defensor do movimento negro notou um sintoma de racismo ao inverso na Operação Lava Jato: até o momento nenhum negro foi preso nas 23 etapas da operação.
Os executivos das empreiteiras e os mangangões dos partidos que estão atrás das grades são todos brancos. Ou seja, o racismo é mais embaixo: não há afrodescendentes nos cargos de chefia das grandes empreiteiras.

TRIVIAL VARIADO
No último número da revista literária Ilha Virtual, editada pelo Acadêmico José Neres (AML), Ana Luiza A. Ferro é a principal entrevistada falando de sua trajetória como escritora.

O local onde funcionou a Lagoa House será reaberto dia 4 de março com a festa “Quem viu mentiu!” e com novo nome, Espaço Lagoa.

Eu estava em São Paulo e ouvi. Foi ensurdecedor, em algumas áreas mais nobres da cidade, o panelaço da noite de
terça-feira contra o PT.

“Os partidos estão oferecendo chave de roda para mudar o pneu. A juventude está querendo é um GPS para encontrar um novo rumo” Senador Cristovam Buarque, que está trocando o PDT pelo PPS, ao comentar o distanciamento entre política e juventude.

A nova novela das 21h da Rede Globo, “Velho Chico”, terá 60% do elenco composto por atores nordestinos e promete revelar novos talentos para o cenário nacional.

A italiana Miu Miu lançou app exclusivo com design feito pelo usuário. São disponibilizadas dez músicas compostas pelo DJ Frédéric Sanchez, todas inspiradas em desfiles da mar­ca internacional. Quem tiver o aplicativo pode fazer vídeo e compartilhar nas redes sociais.

O PSB aprovou resolução mediante a qual candidatura a prefeito nas capitais terá que passar pelo crivo da executiva nacional. É para permitir que em algumas cidades haja margem de manobra no sentido de que candidaturas sejam sacrificadas em favor do PSDB, e vice-versa.

DE RELANCE

PEC de Tião Viana
É de autoria do senador Jorge Viana o Projeto de Emenda Constitucional propondo a redução do número de senadores e deputados federais. O Senado seria reduzido de 81 para 54 membros (dois por estado) e a Câmara perderia 128 vagas (de 513 para 385). Cada estado teria no mínimo seis deputados federais (hoje são oito), e no máximo 53 (hoje são 70). A PEC tem apelo popular, pois quando se fala em cortes no Congresso a população aplaude, mas é improvável que seja aprovada.
Ou melhor: a chance de aprovação é zero.

O mínimo e o máximo
Se, por hipótese, o Congresso aprovasse essa PEC de Tião Viana (106/2015), Roraima passaria a ter seis deputados federais (número mínimo) e São Paulo 53 (número máximo). Hoje, um deputado de RR corresponde a 63 mil eleitores, ao passo que um deputado de SP corresponde a 614 mil. Os paulistas sempre acharam sub-representados na Câmara Federal por terem apenas 70 deputados,
que dirá se esse número caísse para 53?

Comissões provisórias
Tende a ser revogada pelo TSE a Resolução 23.256/15
que confere validade de apenas 120 dias às comissões provisórias de partidos políticos. Se por acaso ficar em vigor (hipótese improvável), apenas o PT (que não trabalha com comissões provisórias e sim com diretórios definitivos) participará das eleições. Partidos como PSDB, PSB, PTB, PR e outros só têm comissões provisórias porque podem ser destituídas a qualquer momento.

Nas paradas
Só deu Justin Bieber na lista das músicas mais tocadas no Carnaval do Brasil. “Sorry”, do astro canadense, abocanhou o primeiro lugar, seguido pela “Metralhadora”, da banda Vingadora. O artista pop também levou a terceira posição, com “Love Youserlf”, e a sexta, com “What Do You Mean?”. Entre os dez primeiros, ainda, “Bang”, de Anitta, e “Aquele 1%”, de Marcos & Belutti. Hits como “Ca­marote”, de Wesley Safadão, e “Tá Tranquilo, Tá Favorável”, de Mc Bin Laden, também ganharam espaço no ranking.

Aula de trânsito
Muitas escolas de São Luís poderiam muito bem seguir o exemplo do que já ocorre em outras capitais. Estudantes do grupo Colégio Marista, por exemplo, estão realizando um teste diferente nesta semana: caberá a eles avaliar os motoristas que os levam à aula, ou seja, os próprios pais. Entre os pontos a serem observados, estão o uso do cinto de segurança, o respeito ao limite de velocidade e a proibição de falar ao celular. Também avaliarão seus próprios atos, como a recomendação de estarem prontos no horário combinado para evitar
pressa do condutor no caminho do colégio.

Clima quente
Estudo publicado na revista Nature concluiu que a implementação de políticas de energia limpa nos Estados Unidos poderia prevenir cerca de 175 mil mortes prematuras até 2030, enquanto o transporte limpo poderia prevenir cerca de 120 mil mortes prematuras. Os benefícios financeiros para aquele país, segundo o artigo, provavelmente superariam os custos de implementação.

Último livro de Eco
O livro mais recente do escritor italiano Umberto Eco (1932 – 2016), que morreu na última sexta-feira em Milão, será lançado amanhã na Itália. Pape Satan Aleppe, volume com “crônicas de uma sociedade líquida”, é um ensaio que compila textos já publicados desde 2000 no semanário italiano “L’Espresso”, para o qual o filósofo e linguista contribuía. O título retoma as palavras iniciais do canto 7 do Inferno da Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Fim de uma era
Um dos principais talk shows da TV brasileira sairá do ar. Comandado por Jô Soares, o Programa do Jô não será mais exibido na TV Globo a partir do ano que vem. A nova temporada, que estreia em março, será a última: a atração só seguirá na grade do canal até o fim de 2016. Na internet, a especulação era de que a Globo trabalha em um projeto para substituí-lo, que seria um talk show de Marcelo Adnet.

Vale a pena refletir com Umberto Eco:
“A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.