Em queda

Número de mortes no trânsito em São Luís teve redução

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mostram que houve redução de 20%; em 2015, foram 75 óbitos contra 94 em 2014; este ano, 14 pessoas já morreram no trânsito da Região Metropolitana de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Mulher conduzia motocicleta, no sábado, quando Kombi colidiu com seu veículo, causando sua morte
Mulher conduzia motocicleta, no sábado, quando Kombi colidiu com seu veículo, causando sua morte (Acidente)

Em 2015, foram pagas 652.349 indenizações pela Seguradora Líder-DPVAT por acidentes de trânsito em todo o Brasil. O número, referente a reembolso de despesas hospitalares, invalidez permanente e morte, é 15% inferior ao mesmo período de 2014. A maior queda registrada no período foi na cobertura por morte (19%). Em São Luís, dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mostram que houve redução de 20% no total de mortes no trânsito em 2015 em comparação ao ano anterior.

Ao longo de todo o ano passado, a Região Metropolitana de São Luís teve 75 registros de mortes no trânsito, segundo dados da SSP. Desse total, 24% dos óbitos foram em decorrência de atropelamentos. De janeiro a dezembro de 2014, foram registradas 94 mortes no trânsito da Grande Ilha, de acordo com os dados da secretaria. Houve uma redução de 20% no total de óbitos, se comparados os quantitativos dos dois anos. Uma redução também foi percebida de 2013 para 2014, com 13 mortes a menos, ou seja, uma queda de 12% nas estatísticas.

Este ano, 14 pessoas já morreram no trânsito da Região Metropolitana de São Luís. Destas, sete foram atropeladas. A última vítima do trânsito da capital foi a professora Maria Raimunda Pereira Martins, 56 anos. O acidente aconteceu no sábado, dia 20. Segundo informações da polícia, ela estava conduzindo uma motocicleta na Avenida dos Africanos, quando uma Kombi colidiu com seu veículo. Com o impacto, a professora acabou morrendo no local. O boletim de ocorrência conta que o motorista da Kombi, identificado como José Renato Barbosa Bulhões, 54 anos, estava com sinais visíveis de embriaguez. Ele foi autuado em flagrante por homicídio doloso (quan­do há intenção de matar).

LEIA TAMBÉM:

Mais de 70 mortes no trânsito na Ilha de São Luís em 2015


Segundo o levantamento da Seguradora Líder-DPVAT, a motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações de janeiro a dezembro de 2015. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 76% das indenizações. Das registradas como pa­gas no período para acidentes com motocicletas, 83% foram para invalidez permanente e 4% para mor­te. Em São Luís, a frota de motocicletas representa 25,24% dos veículos em circulação na capital.

Maranhão
Conforme boletim estatístico da Seguradora Líder-DPVAT, a Região Nordeste foi a segunda com maior número de pagamentos de indenizações por morte. O Maranhão aparece como o 4º estado nordestino em total de remunerações. Já quan­do se trata de pagamentos de indenizações sobre invalidez permanente, o Maranhão aparece na ter­ceira colocação.

Já entre as remunerações por Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS), o estado é o sexto. As indenizações por invalidez permanente foram o principal tipo pago no estado. Em comparação com o ano de 2014, foram pagas 31% menos indenizações pelo Seguro DPVAT em 2015. A maior redução foi no pagamento de despesas de assistência médica e suplementares.

Brasil
No Brasil, a maior queda foi registrada na cobertura de morte (19%), seguida de reembolso por despesas hospitalares (18%) e invalidez permanente (13%). Em valores, as indenizações chegaram a R$3,381 bilhões no ano passado. De acordo com os dados, as indenizações pagas por acidentes de motocicletas (497.009) são 76% do montante pago. Dos acidentes por motocicleta, 83% geraram algum tipo de invalidez permanente, 4% acabaram em morte e 13% resultaram em reembolso hospitalar.

No caso dos automóveis, foram 124.267 indenizações pagas (19%). Caminhões e pick-ups geraram 17.973 (3%) e ônibus, micro-ônibus e vans 13,1 mil (2%). O balanço revelou ainda que, do total das indenizações pagas, 416.413 (64%) foram destinadas aos motoristas, 118.156 (18%) para passageiros e 117.780 (18%) para pedestres.

NÚMEROS
75 mortes por acidentes de trânsito em 2015
94 mortes por acidentes de trânsito em 2014
107 mortes por acidentes de trânsito em 2013

SAIBA MAIS
O que é DPVAT​

O DPVAT é um seguro de responsabilidade civil pago obrigatoriamente por todos os proprietários de veículos terrestres. Como o próprio nome diz, ele cobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, isto é, garante indenizações às vítimas de acidentes de trânsito. As indenizações são obtidas em três circunstâncias: morte; invalidez permanente; e em casos de acidentes que tenham gerado despesas médicas e hospitalares. Qualquer pessoa vítima de um acidente com veículos terrestres pode pedir a indenização, mesmo que ela nunca tenha tido um carro e pago o DPVAT. O pedido pode ser feito em até três anos a contar da data do acidente. Os valores das indenizações são de: 13.500 reais para morte, até 13.500 reais para invalidez e até 2.700 reais para despesas médico-hospitalares, sendo que nestas duas últimas situações o valor varia de acordo com o caso. O seguro pode ser requerido em qualquer agência dos Correios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.