O PSDB vai para cima do PMDB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Os tucanos vão pressionar o PMDB para que mude de lado e apoie o impeachment da presidente Dilma. O julgamento no TSE, robustecido pela prisão do marqueteiro João Santana, será o instrumento para coagir o principal aliado do governo. O recado: é mais conveniente que a presidente Dilma caia ou que a chapa Dilma-Temer afunde? Novamente, para a oposição, o governo acabou.

Passando na peneira
Especialistas em marketing político, eleitoral e mídia avaliam que são pueris as críticas dos petistas contra a cobertura da imprensa sobre a Operação Lava-Jato e as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal sobre o ex-presidente Lula. Dizem que a mídia não pode deixar de publicar as informações que recebe de autoridades judiciais e policiais. São notícias. Acrescentam que qualquer um pode escolher sua mídia: os jornais e os analistas que quer ler. Além disso, a internet multiplicou os veículos noticiosos à disposição dos leitores. E, ainda, lembram que quem acompanha os fatos costuma recorrer a várias fontes de informação.

Apresentando a conta

O PTB levou uma nota promissária no encontro com a presidente Dilma. Ele vai continuar apoiando as medidas do governo. Os governistas registraram ter enfrentado uma luta interna para apoiá-la. No entanto, não houve reciprocidade.

O caminho

Ao receber ontem a vice da Argentina, Gabriela Michetti, e senadores, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disparou: “Estamos acompanhando para que aqui também aconteça o que ocorreu na Argentina”. Em novembro, o país elegeu Mauricio Macri, líder de centro-direita, para suceder à peronista Cristina Kirchner.

Banho-maria

Os senadores do PT ouviram anteontem à noite, do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, que não há pressa para debater mudanças no modelo de exploração do pré-sal. Pois seus efeitos só terão efeito entre 8 e 10 anos.

Mãos atadas

Nas reuniões com a presidente Dilma, no Planalto e no Alvorada, os ministros concluíram que não há o que fazer diante da prisão de João Santana. O jeito é esperar pelos desdobramentos. Mas consideram que ficou mais difícil aprovar a volta da CPMF e debater a DRU e os demais projetos da agenda do ajuste fiscal.

Dominó

O grupo Revoltados Online anuncia em sua página na internet que fará protesto em Brasília nos próximos dias. Ele pede dinheiro para arcar com os gastos. Uma das palavras de ordem: “Picciani, presidente da Casa do Povo, jamais.”

Verdes buscam fôlego

O PSDB vai perder o deputado Mendes Thame. Ele vai para o PV, a convite do senador Álvaro Dias. O anúncio pode ser feito hoje ou sábado, em São Paulo. Ele explica que o país cansou dessa dicotomia, referindo-se ao embate PSDB x PT.

NO ALMOÇO com o PTB, Dilma ofereceu ao deputado Antônio Brito (gordinho) uma bolacha: “Essa aqui é para você comer. Tem só três calorias.” Risos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.