CINEMA

Sessão relembra quatro décadas de estreia de “Taxi Driver”

Filme protagonizado por Robert De Niro será exibido hoje, às 20h, no Cine Praia Grande, como parte do projeto CineClube Amarcord; sessão é gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Cena de “Taxi Driver”, clássico dirigido por Martin  Scorcese
Cena de “Taxi Driver”, clássico dirigido por Martin Scorcese (TAXI23021601H)

"You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?"). Essa uma das frases mais marcantes da história do cinema. E com certeza, quem é fã da Sétima Arte, sabe que ela foi imortalizada Travis Bickle, personagem enigmático e interpretado brilhantemente por Robert De Niro em “Taxi Driver”. Antecipando as comemorações dos 40 anos de estreia, o Cine Praia Grande, por meio do projeto CineClube Amarcord, exibe hoje, em sessão única e gratuita às 20h, este filme que foi dirigido por Martin Scorcese e contou com grande elenco, a começar por Jodie Foster, que despontava como uma das promessas de Hollywood na década de 1970.

“Taxi Driver” é ambientado na Nova York do pós-guerra. Lá, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que vagueia noite adentro. Assim que começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite, é despertado nele um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.

Aos poucos, Bickle vai perdendo a noção das coisas. Nisso, ele leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro. No entanto, tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) a largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Curiosidades –

Para compor o personagem, Robert De Niro trabalhou durante 12 horas ao longo de um mês como motorista de táxi para interpretar Travis Birckle, além de ter estudado sobre doenças mentais.

A cena em que Bickle está falando com o espelho foi completamente improvisada por De Niro. Para aquela tomada o roteiro apenas descrevia: "Travis se olha no espelho". Entretanto a cena ficou marcada pela conversa que Travis teve consigo mesmo e disse a célebre frase "You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?").

Segundo Scorcese, o personagem de Travis Bickle foi oferecido a Dustin Hoffman. O ator recusou a proposta porque achou que Scorsese "estava maluco". Ele se arrependeu por ter deixado essa chance passar. A atriz Jodie Foster tinha apenas 12 anos de idade quando o filme foi rodado, por isso ela não podia participar de cenas muito fortes. Sua irmã, Connie Foster, na época com 19 anos de idade, foi contratada para trabalhar como dublê de corpo.

“Taxi Driver” foi um dos maiores sucessos na carreira de Scorcese. Ele foi indicado em quatro categorias do Oscar, entre eles melhor filme, ator, atriz coadjuvante e trilha sonora. Também foi indicado a dois prêmios no Globo de Ouro e venceu o BAFTA de melhor atriz coadjuvante e revelação para Jodie Foster, além de trilha sonora. No Festival de Cannes, foi o vencedor da Palma de Ouro.

Serviço

O quê: CineClube Amarcord exibe “Taxi Driver”

Quando: hoje, às 20h

Onde: Cine Praia Grande

Entrada gratuita

Saiba mais –

Com pouco mais de um ano de criação, o projeto CineClube Amarcord reúne todas as terças-feiras, em sessões gratuitas no Cine Praia Grande, os amantes de filmes que estão fora de circulação e que são vistos como malditos.

A programação é composta por clássicos do cinema trash e underground de diretores como Fritz Lang, Alfred Hitchcock, Federico Fellini, Vittorio De Sica, só para citar alguns.

O nome do clube de cinema é homônimo à comédia dramática franco-italiana de 1973 do cineasta Federico Fellini, cujo título faz referência à tradução da expressão "io me ricordo" ("eu me lembro", em português). O projeto também tem como proposta criar um ponto de encontro e diálogo para amantes da sétima arte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.