A partir desta segunda

São Luís recebe exposição sobre Carmen Miranda

A mostra ‘107 anos de Carmen Miranda: O legado da pequena notável’ ficará na Biblioteca Pública Benedito Leite

O Estado Online

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Exposição tem aproximadamente 25 bonecas em miniatura da cantora
Exposição tem aproximadamente 25 bonecas em miniatura da cantora (Carmen Miranda )

SÃO LUÍS - O Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, espaço ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), recebe, a partir desta segunda-feira (22), a exposição ‘107 anos de Carmen Miranda: O legado da pequena notável’. A exposição conta um pouco da vida e carreira artística no Brasil e nos Estados Unidos da cantora e atriz luso-brasileira, Carmen Miranda, entre as décadas de 1930 e 1950.

Estão sendo expostas aproximadamente 25 bonecas em miniaturas vestidas com as roupas utilizada pela artista em algumas de suas apresentações, cinco banners, 14 filmes americanos e a réplica em tamanho real do primeiro turbante utilizado por Carmen.

A artesã do município de São José de Ribamar, Júlia Morais, foi quem desenvolveu as fantasias em miniatura em parceria com o historiador Antônio Miranda. Segundo Julia, o interesse em confeccionar e colecionar adereços de Carmen Miranda surgiu após assistir um programa de televisão em 2009, ano em que era comemorado o centenário da cantora.

“Após assistir o programa percebi que Carmen Miranda e eu tínhamos algo em comum, a alegria, passei a assistir os seus filmes e ouvir as suas músicas. Comecei também a recriar algumas roupas que ela usou em alguns filmes em escala menor, as peças chamaram tanta atenção que passei a expô-las”, disse a artesã.

Para a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, a exposição é uma oportunidade para levar conhecimento ao público além de fazer com que se conheça mais de perto a artista. “Nós sempre temos a preocupação de mensalmente realizarmos uma exposição diferente na biblioteca e quando surgiu a oportunidade de fazer a de Carmen Miranda ficamos entusiasmados e abraçamos a ideia”, relata Aline Nascimento.

Carmen Miranda trabalhou no rádio, teatro de revista, cinema e na televisão. Foi considerada um ícone e símbolo internacional do país no exterior, além de ser considerada a 15ª maior voz da música brasileira. As roupas da artista são reproduzidas até hoje principalmente durante o período carnavalesco devido as cores vibrantes e por possuir modelos extravagantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.