Passaporte

Rosário, tradição e folia em um só lugar

A cidade tem muitos atrativos culturais, de lazer e fica entre São Luís e os Lençóis Maranhenses

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
A Micarroça é a primeira micareta  do ano
A Micarroça é a primeira micareta do ano (MIcarroça)

Localizada estrategicamente na rodovia de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na Região do Munim, e próxima ao centro de São Luís (45 km) a cidade de Rosário tem muitos atrativos. Na Quarta-Feira de Cinzas, por exemplo, quando se pensa que o Carnaval já acabou, o município segue em festa e bastante decorado.

A cidade tem a tradição de realizar nesse dia a primeira micareta do ano no Maranhão e a mais irreverente do país. Dezenas de carroças, puxadas por jumentos, todas decoradas. Muitas delas com estrutura de som acoplada circulam pelas ruas e são seguidas por milhares de pessoas, a maioria fantasiada, e que movimentam o comércio e fazem da “Micarroça”, como a festança é conhecida, um dos maiores eventos carnavalescos do estado.

A festa atrai gente de várias cidades maranhenses e até de outros estados. Pudemos constatar que muitos foliões, especialmente do Pará e Piauí, que vieram passar o carnaval em São Luís, deram uma “esticada” até o município e foram curtir de perto a despedida do período momesco. Pelas bandas de lá, a folia só terminou na madrugada de quinta-feira, com várias atrações e bandas renomadas se revezarando no palco montado na principal praça. Inevitavelmente, quem vinha da região dos Lençóis Maranhenses, de carro, vendo tamanha animação, decidiu também cair no clima contagiante do local.


Potencialidades

Outras potencialidades também merecem ser conhecidas na cidade, que tem como principais atrativos os banhos do Rio Itapecuru, pequenos riachos e um pouco mais à frente, os mergulhos refrescantes nos rios Una e Munim. Muitos visitantes passam sem perceber a quantidade de opções que a cidade pode oferecer.

A culinária é outro atrativo de Rosário. Pequenos e aconchegantes restaurantes servem desde a galinha caipira, acompanhada de pirão e saladas, até mariscos e peixes frescos, que são pescados e preparados no mesmo dia. Os pratos oferecidos têm gosto e tempero que agradam até os mais exigentes. Por lá, nada de luxo, tudo é bem simples e o atendimento, bem familiar. A Igreja Matriz é uma das principais edificações de Rosário e fica no meio de uma praça bem urbanizada, com plantas e tem uma visão deslumbrante do rio Itapecuru, um dos mais importantes do Maranhão e que abastece quase toda a população da capital.

A tradição e a cultura do município são outros pontos que merecem destaque. Foi na cidade de Rosário que surgiu um dos 5 ritmos do bumba meu boi, o sotaque de Orquestra. A mais bela manifestação folclórica do Maranhão conta com vários grupos juninos em bairros e povoados do município.

Apesar da proximidade com o grande centro urbano de São Luís, o município é bastante tranquilo e o turismo ecológico, em meio à mata exuberante e rios, pode proporcionar ao visitante momentos do mais puro prazer. Uma visita ao povoado São Simão, que fica distante cerca de 10 minutos da sede, e à cidade de Morros, um pouco mais à frente, pode tornar o passeio ainda mais prazeroso. O artesanato e o comércio de iguarias começam a despontar na economia local.

Rosário aguarda com grande expectativa a conclusão da rodovia que fará a interligação da cidade de Barreirinhas com a Rota das Emoções (Delta do Rio Parnaíba e Jericoacoara), pois assim o turismo pode também se tornar a mola propulsora do desenvolvimento da região. Por tudo isso e muito mais a cidade pode ser uma boa opção de entretenimento, conhecimento e descanso para quem busca um bom passeio a baixo custo.

Na Bagagem

Com atrações e poucos turistas

Se por um lado, o número de visitantes na capital maranhense, durante o Carnaval, diminuiu bastante este ano, devido à fraca divulgação da Secretaria de Turismo de São Luís, por outro, a programação montada pelas Secretarias de Cultura do Estado e do Município, que se uniram para realizar um Carnaval democrático, conseguiu resgatar a tradição momesca no Maranhão. Blocos organizados e tradicionais, escolas de samba, cantores locais e brincadeiras típicas do nosso Carnaval circularam pelos quatro circuitos montados no Centro Histórico, esbanjando alegria e contagiando o público presente.
Só não ficaram felizes os donos de hotéis que tiveram a pior taxa de ocupação no período carnavalesco. Sem divulgação e promoção, o turista não vem. Quantas vezes teremos que dizer isso.

Ação emergencial

As Secretarias de Turismo do Estado e município, a
Fiema e várias entidades classistas, entre elas a ABIH, Sehama, ABAV e a recém-criada Associação Maranhense
de Mídia Especializada em Turismo e Cultura (Ammeturc) estiveram reunidos na última quarta-feira, dia 17, para analisar um relatório do MinTur, que aponta diversos “pontos negativos” e impactantes no cenário turístico e traçaram um plano de ação para eliminar as falhas apuradas e emitir respostas positivas no contexto avaliado,
no menor espaço de tempo possível. A união faz a força.


Em maus lençóis

Apesar do número constante de visitantes e da expectativa da interligação do município com a Rota das Emoções e os vizinhos estados do Piauí e Ceará, a gestão pública de Barreirinhas parece desconhecer as potencialidades do lugar. Os moradores e turistas estão reclamando bastante da sujeira, da insegurança e da falta de infraestrutura local. Além das belezas naturais, o que se observa por lá é um total descaso com o turismo. Mesmo com todo o apoio e as tentativas do trade em mudar esse cenário, a situação não muda. Se pudéssemos escolher um local para colocar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com certeza não seria na abandonada cidade de Barreirinhas. Uma pena.

Pacto pelo Centro Histórico

A Subprefeitura de São Luís, as secretarias de Segurança Pública do Estado e Município, órgãos governamentais, entidades classistas e a comunidade da região central da capital maranhense estão realizando uma grande força-tarefa no sentido de resgatar a cidadania, a qualidade de vida e trazer de volta os bons tempos do Centro Histórico de São Luís. Várias melhorias estruturais, técnicas e ornamentais, estão sendo implantadas para valorizar o mais belo cartão postal da Ilha do Amor.

Posse

Com a fusão das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado, quem vai ficar responsável pela políticas e ações desses dois importantes setores é o jovem administrador de empresas Diego Galdino. Ele veio da iniciativa privada e traz consigo uma boa bagagem para realizar as medidas necessárias para alavancar a cadeia produtiva destes dois segmentos, ricos em belezas e tradições. Sucesso ao novo gestor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.