Para manter o equilíbrio econômico

Tarifa do transporte semiurbano interestadual está mais cara a partir de hoje

O aumento, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vale para todo o território nacional

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

BRASÍLIA - As tarifas do transporte rodoviários semiurbano interestadual foram reajustadas, neste domingo (21), em 11,29%. O aumento, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vale para todo o território nacional e se aplica também aos municípios cortados por fronteiras internacionais.

É considerado serviço de transporte rodoviário semiurbano interestadual o transporte coletivo que, apesar de cruzar unidades da federação, tem características urbanas, como uso de roletas, paradas em pontos e permissão para que os passageiros sejam transportados em pé. O percurso máximo do transporte semiurbano é de 75 quilômetros.

Segundo a ANTT, o reajuste foi feito para atender a “necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias [empresas que têm permissão ou licença, autorizadas pela Justiça] e autorizatárias [empresas autorizadas pela ANTT a prestar temporariamente o serviço, ainda que sem a realização de processo licitatório]”.

O reajuste será aplicado no chamado coeficiente tarifário vigente. Este valor de referência foi fixado em R$ 0,092557. Para se chegar ao valor da tarifa, faz-se um cálculo considerando o valor de referência e o número de passageiros por quilômetro. De acordo com a agência, o cálculo da tarifa leva em conta todos os custos de operação do serviço, como combustíveis, veículos, peças e despesas com pessoal.

Acesse aqui a tabela completa com os novos valores das tarifas de transporte semiurbano interestadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.