Novela

Maranhense Romulo Estrela estará na próxima trama das 23h

Ator maranhense Romulo Estrela integra elenco da próxima novela das 23h da Rede Globo, Liberdade, Liberdade na qual viverá Gaspar, personagem de caráter duvidoso

Carla Melo / Do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
O ator Romulo Estrela foi convidado para o papel
O ator Romulo Estrela foi convidado para o papel (Romulo Estrela)

SÃO LUÍS - O ator Romulo Estrela viveu com sucesso o papel de Roberto, na novela Além do Tempo. Agora, o maranhense se prepara para um novo desafio em sua carreira, dar vida ao personagem Gaspar, na próxima trama das 23h da Rede Globo, Liberdade, Liberdade, prevista para estrear em abril. O folhetim, ambientado entre o final do século XVIII e início do XIX, vai voltar, em cerca de 70 capítulos, à capitania de Minas Gerais, Vila Rica para contar uma história de suspenses e romances que começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes – e se desenvolve na época em que a família real portuguesa veio para a colônia. Romulo Estrela entrará na segunda fase da novela.

Atualmente o ator está em preparação para encarnar Gaspar, um homem viciado em jogos de azar. “Ele é um personagem que vive às margens da sociedade. Vai servir à coroa executando serviços sujos, uma espécie de vilão que faz qualquer negócio para atingir seus objetivos. É um personagem denso, tem um certo mistério, como quase todos os personagens desta novela, o que para mim tem sido muito legal, uma novidade que estou contente em experimentar”, disse o ator, em entrevista exclusiva a O Estado.

Romulo Estrela conta que pensava em se voltar para o teatro após o término de Além do Tempo, mas, antes mesmo de a novela chegar ao fim, foi convidado para o novo papel. “Adiei um pouco o teatro, que é algo que considero fundamental, pois acredito que o ator tem de diversificar até mesmo para possibilitar aflorar o processo de criação. A pesquisa é fundamental para o entendimento do personagem, hoje não existe mais aquilo de apenas decorar o texto e gravar. Neste sentido, a experiência com a novela tem sido muito proveitosa”, atestou.

Como Gaspar entrará na trama apenas na segunda fase, Romulo Estrela ainda não começou a gravar. As primeiras cenas com o maranhense devem ser produzidas apenas no começo de março. Enquanto isso, o ator – que está de cabelos mais compridos e de barba – tem feito aulas de tiro, equitação e esgrima. “Estamos aprendendo a manejar as armas daquela época. Quanto a montar a cavalos, é algo que já fiz em outros trabalhos, o que facilita e a esgrima tive de fazer aulas para compor o Roberto, que era da burguesia e, portanto, fazia com mais técnica. Já Gaspar, aprendeu nas ruas, empunhando um facão, então tenho de desconstruir a forma como manejo a espada”, destacou Romulo Estrela.

Para o intérprete, o fato de os dois personagens – Roberto e Gaspar – serem do mesmo século, ajuda em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito aos costumes da época. Além disto, ele cita como essencial o figurino que, por si só, já imprime o clima de época da novela.

Trabalho- Com a carreira em ascensão, o maranhense diz que não existe fórmula mágica para se alcançar o sucesso. “Acredito no trabalho duro, no aprimoramento, é necessário entender o mercado, estar pronto quando as oportunidades baterem à porta. Ainda tenho muito o que trilhar em minha carreira e acredito que para dar certo, é preciso uma soma de fatores, mas especialmente trabalhar e se preparar para as oportunidades”, aconselhou Romulo Estrela.

Ele conta que sempre que pode retorna a São Luís e faz questão de compartilhar com os jovens atores suas experiências. “Estava planejando visitar a cidade após o fim de Além do Tempo, mas tive de adiar o plano. No entanto, sempre que vou a São Luís converso com os meus colegas afim de falar sobre minhas vivências”.

Os momentos especiais na carreira do maranhense não se restringem apenas à TV. No cinema, ele deu vida a Ney, um cantor de rock brega no longa-metragem “Depois de Tudo”, que estreou em 2015. Para este ano, o ator espera o lançamento de “Em nome da Lei”, de Sérgio Rezende, no qual faz uma participação na pele de um jornalista, atuando ao lado de Mateus Solano, que também está no elenco de Liberdade, Liberdade.

Na vida pessoal, Romulo Estrela aguarda para junho o nascimento do primeiro filho que terá com a esposa Nilma Quariguasi. “É um momento especial para nós, estamos muito felizes”.

Trama - A novela Liberdade, Liberdade será um drama cheio de suspenses e romances e traz no elenco nomes como Dalton Vigh, Leticia Sabatella, Andreia Horta, Mel Maia, Zezé Polessa, Lília Cabral, Mateus Solano, Guilherme Piva, Maitê Proença, Regina Duarte, Caio Blat, Nathália Dill, Sheron Menezes, Thiago Lacerda, entre outros. A trama, uma história ficcional sobre Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), filha de Tiradentes (Tiago Lacerda) que é criada por Raposo (Dalton Vigh), em Portugal. Adulta, ela retorna ao país onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa. As primeiras cenas do folhetim foram gravadas em Diamantina, Minas Gerais.

Em Portugal, a menina passa a se chamar Rosa, para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes e desprezavam seus descendentes. Em terras lusitanas, Raposo a cria como filha e vê a menina se tornar forte, decidida, imponente e sonhadora, como o pai. Anos depois, quando os nobres vêm para terras brasileiras, Raposo também decide voltar ao país.

Liberdade, Liberdade é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates. A direção artística é de Vinicius Coimbra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.