Agricultura

Capacitações melhoram a produção em municípios

Projetos implantados pela Faema, Senar e Pronatec, em parceria com as prefeituras de Santa Quitéria e Coelho Neto, no ano passado, têm melhorado a renda de produtores rurais em áreas como olericultura e horticultura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(agricultura)

Santa Quitéria

Gestores da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visitaram variadas experiências exitosas implantadas por produtores rurais moradores em comunidades dos municípios de Santa Quitéria e de Coelho Neto.
A ideia foi conhecer projetosimplantados por meio de parcerias firmadas no ano passado, com a Prefeitura de Santa Quitéria, Senar e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec), para alavancar a produção rural por meio da capacitação do homem do campo, principalmente aquele que trabalha com olericultura e horticultura e tem se destacado na região.
As capacitações implementadas na região do Baixo Parnaíba, no período de 2014 a 2015, atingiram uma média de 500 produtores rurais, que hoje mantêm uma média de 50 casos de sucesso. É o que afirma o secretário de Agricultura de Santa Quitéria, Carlos Alberto Monteles. “Avalio hoje a capacitação feita pelo Senar como a melhor possível”, disse ele.

Banana
Com experiência e entusiasmo, o produtor José Correia, morador do povoado Ladeira em Santa Quitéria, investiu na plantação de banana, melancia e feijão. Capacitou-se por intermédio de cursos ofertados pelo programa Formação Profissional Rural (FPR) do Senar e foi contemplado com o projeto Cultivo Irrigado de Banana – cuja parceria envolve o Banco do Brasil, prefeitura local e Senar.
Feliz, o produtor elogia a iniciativa e conta que mantém renda fixa com a comercialização de seus produtos, que tem como carro-chefe a banana-prata, muito apreciada pelos paladares da região. “Fiz cinco cursos que me ajudaram a melhorar a minha plantação”, afirmou José Correia aos gestores da prefeitura e do sistema Faema/Senar.

Novo produtor
Mas a novidade não para por aqui. A iniciativa das instituições rendeu para Glenilson Costa Silva mudan­ça total de vida. O novo produtor rural migrou da profissão de pedrei­ro para avicultor e olericultor. Em seu quintal, Glenilson tira agora rendimentos mensais para si e para a sua família que ultrapassam seus ganhos em atividades anteriores.
Diversos outros casos de suces­so foram mostrados na ocasião. Com destaque para os projetos de meliponicultura, piscicultura e avicultura que recebem atualmente assistência técnica continua­da da equipe de profissionais da prefeitura local. Uma parceria de sucesso, segundo os gestores do sistema Faema/Senar.

20 experiências exitosas em áreas de Coelho Neto

Já em Coelho Neto, o cursos do Pronatec levados pelo Senar favoreceram um grupo de 20 moradores do assentamento Guará que investiram em uma área de cinquenta me­tros quadrados. A terra, cedida pelos próprios moradores, serviu para experimento de cheiro-verde, couve, pepino, pimentão, abobrinha e alface. A parceria neste caso foi firmada pela Prefeitura de Coe­lho Neto e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquele município.
“Foi uma oportunidade única. Já debatíamos a necessidade de novas formas de alavancar a nossa produção, e o Senar trouxe isso: diversos cursos que atendem ao nosso objetivo. Onde a gente possa trabalhar menos e produzir mais”, disse o produtor Herbert dos Santos Lima, satisfeito com os conhecimentos adquiridos na capacitação do Senar.
O vice-presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, destacou a oportunidade de capacitar produtores e de fortalecer parcerias com associações, sindicatos, prefeituras, empresas e outras, nas quais o foco sempre será a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
“Visitamos vários casos de sucesso. Os produtores que vimos, todos foram capacitados pelo Senar, com assistência técnica continuada pela equipe da prefeitura. Podemos ver, por meio dos depoimentos dos produtores, que antes dos cursos do Senar faziam o trabalho sem conhecimento e agora estão colhendo frutos e melhorando a renda de suas famílias”, disse o gestor.
O gerente técnico do Senar e coordenador do Pronatec, Carlos Antônio Feitosa, disse que uma boa parceria resulta em casos de sucesso que destacam não somente na região, mas em todo o estado. Ele elogiou a equipe multiprofissional que assiste aos produtores rurais e destacou a visão do prefeito em investir na pro­dução agrícola.
“Aqui em Santa Quitéria nós tivemos uma boa parceria com a Secretaria de Agricultura com o quadro técnico focado no desenvolvimento do setor rural. Foi um rendimento muito bom, tanto com os cursos do Pronatec quanto com os da Formação Profissional Rural (FPR)”, disse Feitosa, destacando os casos de sucesso com horticultura, avicultura, apicultura e suinocultura . “E isso nos deixa satisfeitos, porque o que a gente quer mesmo é capacitar e ver resultados”. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.