Avanço

Aplicativo agilizará denúncias de crimes ambientais em São Luís

Ferramenta Siga-Denúncia foi lançada ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está disponível para as plataformas Android e IOS e pode ser acessada por qualquer smartphone

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A população de São Luís agora conta com mais uma ferramenta para ajudar no combate aos crimes ambientais, o aplicativo “Siga-Denúncia”, lançado ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Disponível para as plataformas Android e IOS, o app utiliza ferramentas em qualquer smartphone, como a câmera fotográfica e o GPS para auxiliar na formulação das denúncias.

Atualmente, a Semmam recebe por dia, em média, duas denúncias, a maioria sobre depósito irregular de resíduos sólidos. Com o aplicativo, espera-se que esse número tenha um aumento substancial. “Hoje, todo mundo tem um celular na mão e com esse aplicativo a secretaria vai estar disponível 24 horas para receber qualquer tipo de denúncia”, afirmou o engenheiro José Saraiva Júnior, técnico da Semmam.

Ele ressaltou que todas as informações recebidas passam por um processo de filtragem, para depois serem encaminhadas para as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que vão in loco verificar as denúncias, para posterior abertura de processos administrativos.

Da parte do denunciante, ele ainda destaca que o anonimato será mantido e o cidadão terá condições de acompanhar todo o processo até resolução do problema, seja ela uma aplicação de multa ou a abertura de um processo contra o praticante do crime ambiental.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, o "Siga - Denúncia" já está em pleno funcionamento e a Semmam inclusive já trabalha na apuração de denúncias recebidas por meio do aplicativo.

Como funciona

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas apple stores, para aparelhos com IOS, ou na play store, para aparelhos android. No primeiro acesso será pedido que o usuário entre com um usuário e senha que servirá para controle interno. Depois ele tem acesso a um mapa que aponta a atual localização, então ele tirar uma foto, ou escrever um texto detalhando qual crime está sendo praticado e enviar.

A denúncia chega instantaneamente aos servidores da secretaria, que vai processar a denúncia e proceder com as providências cabíveis. “Tudo isso facilita.Temos a foto e o local exato do crime e assim podemos agir mais rapidamente”, ressaltou o engenheiro José Saraiva Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.