Longa espera

Bebê com hidrocefalia aguarda equipamento

Paciente de sete meses permanece internado no Hospital Materno Infantil, à espera de válvula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A criança com hidrocefalia de apenas sete meses, internada desde a noite de segunda-feira, dia 15, no Hospital Materno Infantil, em São Luís, ainda aguarda pela chegada de um equipamento (espécie de válvula) que poderá salvar sua vi­da. De acordo com a família da vítima, o quadro infeccioso da paciente piorou nas últimas horas.

Segundo a responsável pela criança, Sandra Maria da Silva, moradora da Cidade Olímpica, em São Luís, o paciente não conseguiu dormir na noite de quarta-feira, dia 17, por causa de fortes dores na região da cabeça. “Ele [criança] não conseguiu dormir. Está sendo um sofrimento para a família passar por tudo isso”, disse.

Ainda de acordo com ela, que é tia da criança, até o momento a direção do Hospital Materno não informou sobre quando chegará a peça. “Até hoje [ontem] não recebemos nenhuma informação neste sentido. A gente está correndo contra o tempo e não tem como não pensar no pior”, informou.

Na semana passada, a criança estava internada no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), situado na Alemanha. No entanto, por causa de complicações no quadro clínico, foi feita a transferência do paciente foi feita para o Materno. De acordo com informações de O Estado, a peça permanece retida na alfândega do aeroporto de São Paulo.

A assessoria do Hospital Materno Infantil informou que já fez o acionamento da Defensoria Pública da União e da Justiça Federal, com o objetivo de acelerar o processo de liberação do equipamento, que tem a capacidade de remover o líquido contido no cérebro.

De acordo com os médicos, as hidrocefalias podem aparecer na vida intra-uterina ou poderão ser adquiridas ao longo da infância, ou até mesmo na fase adulta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.