Papa Francisco

Papa Francisco se irrita após ser puxado por fiel no México

''Isso não se faz. Você não pode ser egoísta'', disse o pontífice; ele se desequilibrou e quase caiu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

México - Em uma rara perda de compostura, o papa Francisco ficou irritado na terça-feira após ser puxado por um fiel durante visita à Morelia, no México. Ele se desequilibrou e quase caiu sobre uma pessoa que estava sentada. "Isso não se faz. Você não pode ser egoísta", repreendeu Francisco.

A imagem da reação do Papa foi amplamente divulgada nas redes sociais e em meios de comunicação. Mais tarde, o Vaticano justificou a forte reação do Papa, dizendo que se tratou de uma 'reação humana'.

"É uma reação muito humana, muito normal", comentou a jornalistas Francisco Lombardi, porta-voz do Vaticano. "Qualquer pessoa diante de uma situação similar teria reagido desta forma, ainda mais depois de um longo dia de atividades", acrescentou.

O pontífice encerrou ontem a visita ao México com uma visita a uma prisão na fronteira com os Estados Unidos, de acordo com a agência Associated Press. Com essa iniciativa, o papa voltou a chamar a atenção para o problema da imigração. Cerca de 700 detentos participaram da cerimônia. Ele também se encontrou com camponeses, líderes sindicais, empresários e deve se dirigir diretamente às mulheres operárias.

Com os jovens

Durante a visita à Morelia, capital de Michoacán (Oeste do México), o papa Francisco convidou os jovens mexicanos a "sonhar" com uma vida fora do crime e pediu aos religiosos que se mantenham firmes diante das ameaças do narcotráfico. O papa disse aos jovens que "não se deixem excluir, não se deixem desvalorizar, não se deixem tratar como mercadoria".

Francisco também ouviu relatos de violência e de falta de oportunidades de alguns jovens. Historicamente, essa região do oeste do México foi durante muito tempo considerada um reduto do narcotráfico.

O papa Francisco também visitou Chiapas, que é o estado menos católico do México. A região, na fronteira com a Guatemala, é porta de entrada da América Central e do Sul para um fluxo em massa de migrantes que viajam clandestinamente com a esperança de chegar aos Estados Unidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.