Americanos

Três americanos sequestrados no Iraque são libertados

Serviço de inteligência iraquiano ajudou na libertação, diz governo dos EUA; não foram divulgadas a identidade e a profissão dos sequestrados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Washington - Três americanos que haviam sido sequestrados no mês passado em Bagdá foram libertados com a ajuda do governo do Iraque, anunciou ontem o Departamento de Estado americano.

"Sinceramente, apreciamos a ajuda proporcionada pelo governo do Iraque, e todo o seu esforço para conseguir a libertação em segurança desses indivíduos", informou o porta-voz adjunto, Mark Toner, em um comunicado.

Toner agradeceu especificamente às forças de segurança, ao Ministério da Defesa e aos serviços de inteligência do Iraque por seu papel na libertação dos três americanos, cujas identidades e trabalho não foram divulgados.

"Uma força pertencente ao serviço de inteligência conseguiu libertar os três americanos sequestrados", disse um alto funcionário de inteligência iraquiano à AFP, sem dar detalhes sobre os captores.

Bebida e mulheres
Recentemente ocorreram sequestros de catarianos e turcos no Iraque, mas fazia anos que não havia casos contra americanos. Os iraquianos levam a pior, sendo alvo de grupos de sequestradores caçadores de recompensas.

Um porta-voz do comando de segurança encarregado da capital tinha dito que os americanos foram sequestrados em um "apartamento suspeito" em Bagdá.

Um coronel da polícia iraquiana disse à AFP, sob a condição de ter usa identidade preservada, que os americanos tinham sido levados ao apartamento atrás de "bebida e mulheres".

Os bordéis e o álcool têm sido alvos reiterados das poderosas milícias xiitas que desempenham um papel importante na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que tomou importantes partes do Iraque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.