Reino Unido

Negociações sobre saída do Reino Unido da UE e entram em sua reta final

Governo do Reino Unido negocia condições de sua adesão à União Europeia; David Cameron se reuniu com Hollande ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Donald Tusk e François Hollande apertam as mãos após reunião ontem
Donald Tusk e François Hollande apertam as mãos após reunião ontem (O presidente do Conselho Europeu Donald Tusk e o presidente francês François Hollande )

Paris - As visitas ontem a Paris do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron, iniciam a reta final de uma discussão sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), antes da conferência prevista para quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Tusk, que cancelou todos os seus encontros desta semana para defender a proposta destinada a evitar a saída do Reino Unido da União Europeia (conhecida como "Brexit"), reuniu-se ao meio-dia, do horário local, com o presidente francês François Hollande. Em seguida ele viajará a Berlim, Praga e Budapeste para tentar consolidar um processo que o mesmo qualifica de "muito frágil".

O projeto de acordo preparado por Donald Tusk será submetido, na quinta e sexta-feira, aos chefes de Estado e de governo da UE. O Reino Unido negocia as condições de sua adesão à UE e esperar conseguir um acordo, nesta semana, na conferência europeia de Bruxelas, antes do referendo previsto para daqui a alguns meses.

Após sua reunião com Hollande, Tusk se limitou a declarar brevemente aos jornalistas que espera chegar a um acordo. Hollande, que preferiu não fazer declarações depois da reunião com Tusk, havia afirmado que "não é aceitável revisar o fundacional dos compromissos europeus". A França advertiu que não considera modificar os tratados europeus para adaptá-los às exigências britânicas.

A França emitiu uma série de objeções às diversas garantias prometidas à Grã-Bretanha pelos países que não fazem parte da zona euro, em particular as que dizem respeito à "City", com o intuito de que esta não seja afetada por um reforço da moeda única.

Questões pendentes
David Cameron, cuja inesperada visita foi anunciada ontem por Londres e confirmada por Paris, se reuniu com Hollande no final da tarde. Esta reunião aconteceu "depois do encontro entre o primeiro-ministro e a chanceler alemã Angela Merkel, na sexta-feira, e antes de reuniões com deputados europeus amanhã (terça-feira) em Bruxelas", indicou Downing Street.

Cameron, que prometeu organizar um referendo sobre a permanência ou não de seu país na UE, realizado provavelmente em junho, reiterou, na sexta-feira, em território alemão, que acredita na possibilidade de chegar a um acordo. "No que diz respeito ao lugar da Grã-Bretanha na UE, sempre confiei que, juntos, podemos obter as reformas que respondam às expectativas britânicas e funcionem também para toda a Europa", disse Cameron ante Angela Merkel.

Donald Tusk apresentou, no dia 2 de fevereiro, um pré-acordo para responder às reivindicações britânicas e evitar o "Brexit", mas continuam pendentes várias questões difíceis, desde a imigração até a soberania política, passando pela economia.

Problemas políticos

A França recusará, em particular, qualquer medida que permita aos nove países que não adotaram a moeda única bloquear decisões dos 19 membros da zona euro. "Não pode haver nenhum veto por parte dos países que não fazem parte da zona euro", advertiu Hollande, cujo país deseja continuar a integração da União Econômica e Monetária (UEM).

A proteção dos interesses dos países que não são membros da eurozona é uma questão que deve "ser solucionada e que é essencial para a Grã-Bretanha", reiterou em Bruxelas, nesta segunda-feira, o ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond.

Os negociadores europeus contribuíram com "esclarecimentos técnicos e jurídicos", mas "problemas políticos continuam suspensos", indicou à AFP uma fonte europeia.

Philip Hammond confirmou, no domingo, que as negociações continuariam até o último minuto, dado que certas decisões só "podem ser tomadas pelos chefes de Estado e de governo" reunidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.