Governo x oposição + Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O PMDB vai virar um campo de batalha, amanhã, entre os que apoiam Dilma e aqueles que defendem o impeachment coligados com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ontem, os dois lados diziam que venceriam. Cunha ligou para o ministro Marcelo Castro, para que ele não reassuma o mandato por um dia, e procurou senadores que dirigem o partido em seus estados.

O que está em jogo
Adversário do líder Leonardo Picciani, Eduardo Cunha esteve com o ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Para virar o jogo, Cunha precisa buscar votos para Hugo Motta em Minas (7) e no Rio (13). José Priante explica: “Rio e Minas são forças catalisadoras”. A chapa de Motta tem sua principal base (12 votos) nos três estados do Sul (RS, SC e PR). Cunha afirma que Motta vencerá com 40 votos. Picciani diz que seu adversário tem apenas 20 votos, os que fazem oposição ao governo. Para o Planalto, a vitória de Picciani é fundamental. Será uma demonstração de força capaz de aglutinar sua base na Câmara. A derrota de Motta tirará fôlego da ala de oposição no PMDB e enfraquecerá Eduardo Cunha.

O bedelho
O grupo Movimento Brasil Livre quer influir na briga pela liderança do PMDB. Nas redes sociais, ataca 12 deputados. “O Brasil está de olho”, avisa. Entre os que foram colocados no índex estão Leonardo Quintão e Elcione Barbalho.

Na costura
Mesmo não constando de sua agenda, o ministro da Controladoria Geral da União, Carlos Higino, veio ao Rio ontem e voltou para Brasília. Esteve na Petrobras recolhendo dados para as delações premiadas. Higino afirma que só cuida disso. Ele garantiu que os primeiros acordos de leniência serão fechados ainda no primeiro trimestre.

Excluídos
Tucanos do Rio sentem-se desprestigiados. Na eleição de 2014, Bernardinho foi cortejado por Aécio Neves para concorrer ao governo do Rio. Agora estaria fazendo o mesmo, namorando a candidatura de Gabeira à prefeitura do Rio.

Deserção
O PT vai perder deputados. Muitos petistas querem se livrar do escândalo da Petrobras. Estariam de saída cerca de 20 deputados, da Mensagem e do Movimento PT. Esse movimento não deve ocorrer agora, mas depois de outubro com a criação de um novo partido.

Anabolizar um nanico
O fortalecimento de um dos partidos chamados de nanicos (PTN) estaria nos planos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, depois de aberta a janela para a troca de sigla. Mas ele nega: “Não é verdade. Isso não existe”.

Quem vai querer?
O DEM espera ganhar quatro ou cinco deputados na janela. Hoje, sua bancada é de 21 deputados. Mas, por enquanto, só se sabe que um de seus deputados, Alberto Fraga, quer sair e se colocou no mercado em busca de uma nova agremiação.

O VICE MICHEL TEMER, presidente do PMDB, deferiu a filiação do deputado Átila Nunes (RJ) ao partido. Ele é aliado do líder Leonardo Picciani.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.