Entre amigos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Por mais que se irrite com a crítica do marqueteiro Guga Fleury, o governador Flávio Dino (PCdoB) não consegue escapar da pecha de “perseguidor” criada pelo publicitário, preocupado com a imagem do comunista que começa a ganhar força no Maranhão.
E o próprio Dino ajuda neste aspecto. Nos últimos dias, ele esteve por pelo menos quatro vezes ao lado do ex-governador, ex-prefeito, ex-senador e atual deputado federal João Castelo(PSDB), a quem já classificou de “símbolo do atraso” e depois disse ser uma honra tê-lo em seu palanque.
E quem é João Castelo? Nada menos que o nome que batiza o Estádio Castelão, a principal praça esportiva maranhense.
Em outras palavras, Castelo é um político vivo que batiza o nome da principal praça esportiva do estado e anda ao lado do governador que editou decreto determinando a substituição de nomes de pessoas vivas a logradouros públicos no Maranhão.
Para não ter a imagem de perseguidor de adversários, era fundamental que Dino determinasse também a substituição do nome do seu aliado no estádio do Outeiro da Cruz. Mesmo porque já existe projeto em tramitação na Assembleia, de autoria do deputado Edilázio Júnior (PV), que batiza o estádio de Herbeth Fontenele, em homenagem ao radialista e jornalista falecido no ano passado.
Mas Dino faz exatamente o contrário do que determina seu próprio decreto. Ele parece agir pessoalmente para tirar homenagens concedidas a adversários, mas preserva reverências a “aliados”.
Foi por causa dessas ações que Guga Fleury se disse preocupado com a imagem de perseguidor que começa a se formar em torno do comunista maranhense. E isso não é bom para o governador.

Emudecidos
Enquanto o Maranhão inteiro se mobiliza no debate - contra ou favor - sobre o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, seu partido, o PSB, mantém silêncio sobre o assunto.
Nenhuma das lideranças locais da legenda se manifestou contra ou a favor do prefeito, acusado de estupro por uma jovem de 18 anos.
Em contrapartida, o PSB nacional mobiliza advogados para tentar tirar o prefeito da cadeia, onde está há mais de 15 dias.

Força-tarefa
O PSDB e o PDT se uniram em Paço do Lumiar para tentar resgatar a imagem do prefeito Josemar Sobreiro e salvar sua reeleição.
Os dois partidos articulam alianças com outras legendas, fazem força-tarefa midiática em relação às ações do prefeito e intensificam trabalho nos bairros de Paço.
O problema é o tempo de recuperação, que, a essas alturas, parece curto para o prefeito.

Entusiasmo
O deputado Sérgio Frota (PSDB) mostra-se cada vez mais entusiasmado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de São Luís.
Mas precisa ainda resolver sua questão partidária, já que, no PSDB - que tem ainda os deputados João Castelo e Neto Evangelista como opções -, terá dificuldade de se viabilizar.
Frota aposta, sobretudo, em ser uma espécie de terceira via na tentativa de polarização entre Edivaldo Júnior (PDT) e Eliziane Gama (Rede).

Pressão
Presidente do Moto Clube, o escrivão da Polícia Federal Hans Nina passou mal ontem e foi levado para um hospital.
Ele ficou internado o resto do dia para avaliação médica.
No comando do time motense há pouco mais de um ano, Nina passou a sofrer as pressões que tem todo dirigente esportivo no Maranhão.

Meta
Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PV) têm um objetivo de curto prazo em seus projetos de disputar a Prefeitura de São Luís.
Ambos esperam atingir o patamar de 8% nas próximas pesquisas de intenção de votos, para consolidar suas candidaturas.
Para eles, chegar abaixo disso até abril é um sinal de que não conseguirão avançar na campanha.

Manobra?
É no mínimo estranho a não atualização, no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, da reorganização de blocos e bancadas independentes.
O regimento interno da Casa determina que a publicação da composição do Plenário deve ocorrer logo após a reabertura dos trabalhos do período legislativo, já com a definição dos blocos.
Apesar disso, o comando da Casa ainda não autorizou a publicação dos nomes. Espera a abertura de janela para a troca partidária, o que seria uma manobra.

Patrulha
O senador Roberto Rocha (PSB) foi escolhido o alvo da vez pela patrulha comunista que orbita o governador Flávio Dino (PCdoB).
Motivo: o socialista disse “ter gosto” por uma aliança do seu partido com o empresário Ildon Marques (PMN), pré-candidato a prefeito de Imperatriz.
Como o PCdoB tem candidato na cidade, os comunistas foram à loucura com a declaração do senador.

E MAIS

• Moradores da Ilhinha reclamam que agentes de saúde e militares do Exército estão chegando às casas sem material para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

• O vereador Astro de Ogum entregou ontem as reformas estruturais que mandou fazer no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede da Câmara Municipal.

• Os peemedebistas Nina Melo, Max Barros e Roberto Costa ainda não declararam oficialmente se cerrarão fileiras, de fato, no bloco oposicionista presidido por Andrea Murad na AL.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.