Saúde

Em dois anos, mais de mil casos de hanseníase foram registrados em SL

Informação da Secretaria Estadual de Saúde mostra ainda que somente no ano passado 16% dos casos da doença foram notificados na Grande Ilha; para tentar reduzir o número de casos, caminhão do Ministério da Saúde chega hoje à cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Carreta da Saúde chega hoje à Região Metropolitana de São Luís
Carreta da Saúde chega hoje à Região Metropolitana de São Luís (Carreta da Saúde)

Nos últimos dois anos (2014-2015), 1.041 casos de hanseníase foram registrados na Região Metropolitana de São Luís. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que mostrou ainda que, somente no ano passado, 16% do total de casos da doença no estado foram notificados na Grande Ilha.

Em 2015, ainda de acordo com a SES, houve o registro de 520 casos de hanseníase na Região Metropoliana. O dado é semelhante ao registrado no ano anterior, quando foram catalogados 521 casos da enfermidade, nos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Em todo o território maranhense, no ano passado, foram 3.239 ocorrências da doença, número 7,5% inferior ao registrado em 2014, quando – em todo o estado – houve 3.502 casos confirmados de hanseníase. Para reduzir os número de casos da en­fermidade, em nível local, a Carreta da Saúde – encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS) – chegará hoje à capital maranhense.

Ainda de acordo com o MS, o Maranhão foi o estado brasileiro com maior número de casos de hanseníase em 2014. Segundo a pasta, em relação aos casos novos em menores de 15 anos, o estado apresentou, no mesmo ano, um coeficiente de detecção três vezes superior à média do país. Por outro lado, segundo o Governo, a taxa de cura no estado passou de 63,8% em 2004 para 82,8% em 2014.

Carreta
Segundo a assessoria do MS e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Carreta da Saúde - que terá profissionais especializados na doença e que deverão promover, gratuitamente, busca ativa de casos, por meio da promoção de testes - estará à disposição do público, a partir das 8h, em uma estrutura que será montada ao lado da feira da Cidade Operária, a poucos metros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.

Segundo a pasta federal, o objetivo do trabalho será estimular a realização de atividades relativas à saúde preventiva, além de avaliações dermatológicas e exa­me de contatos. Ainda de acordo com o MS, as atividades – feitas em parceria com órgãos estaduais e municipais – são alusivas à campanha do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, lembrada no mês passado.

Além de São Luís, de acordo com o MS, outras 21 cidades maranhenses também deverão receber a Carreta da Saúde. Amanhã, o veículo – conforme programação oficial divulgada no site do MS – estará na Avenida dos Africanos, em São Luís, ao lado da Fundação Bradesco. No dia 18, seguirá para o município de Paço do Lumiar, onde ficará estacionado no Viva Maiobão. Por fim, no dia 19, seguirá para Raposa.

Do dia 22 deste mês até o dia 20 de abril deste ano, a Carreta da Saúde percorrerá outras cidades maranhenses. O atendimento itinerante começará na cidade de Santa Rita (nos dias 22 e 23 deste mês). Outras cidades, como Itapecuru-Mirim, Pio XII, Miranda do Norte, Vitorino Freire e Bacabal, também receberão o veículo do Governo Federal.

NÚMEROS
520 casos de hanseníase
foram registrados na Grande Ilha em 2015

3.239 notificações da doença foram catalogadas no ano passado
16% do total de casos da doença no estado, em 2015, foram notificados na Grande Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.