Prevenção

População se une no combate ao Aedes

Mutirão realizado durante o fim de semana na Cidade Operária reuniumoradores da área no combate a focos do mosquito espalhados nas ruas

Jock Dean/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

“15 minutinhos da colaboração de qualquer pessoa já são válidos”. Foi com esse espírito que moradores da Rua 205, Unidade 205, da Cidade Operária, em São Luís, se reuniram na manhã de ontem para fazer um mutirão contra focos do mosquito Aedes Aegypti. A comunidade resolveu fazer sua parte no combate ao mosquito para que nenhum morador da área contraia Dengue, febre Chikungunya e o vírus Zika.

A mobilização foi feita via redes sociais na tarde de sábado e na manhã de ontem os moradores compareceram em bom número no Campo Society, ao lado da Unidade Integrada Maria José Aragão, em busca de potenciais criadouros do mosquito. “A gente sabe da importância de somar forças para combater o mosquito”, disse o morador Ramsés Silva.

Em uma hora e meia de trabalho, foram recolhidos pneus, garrafas plásticas e de vidro, um vaso sanitário e outros objetos que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito. A faxina feita pelos moradores no campo de futebol do bairro somou 10 sacos grandes cheios de lixo. “A gente espera que em outros locais do bairro as pessoas se mobilizem e façam o mesmo. Ninguém ficou doente na nossa rua, mas o mais importante é prevenir”, afirmou Ramsés Silva.

Em uma página em uma rede social, a “Cidade Operária da depressão”, eles compartilharam fotos da ação e fizeram críticas à falta de ação do poder público. “Infelizmente há bueiros entupidos e buracos no asfalto com água parada no entorno e não pudemos fazer a água escoar. O máximo que se pode fazer nesses locais é jogar água sanitária e esperar o poder público resolver a situação”, escreveu um dos moradores.

No sábado, dia 13, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, esteve em São Luís para o lançamento da campanha do Governo Federal de combate ao mosquito. Na ocasião, foi realizado o ‘Sábado da Faxina’, com vistoria em residências e orientações de moradores nos bairros do São Francisco e Ilhinha. Jaques Wagner informou que a mobilização compõe uma ação muito maior que vem sendo desempenhada pelo Governo Federal, como forma de acabar com a doença que vem atingindo vários países.

Os bairros São Francisco e Ilhinha foram escolhidos para sediar a mobilização, por serem considerados de alto risco de infestação do mosquito pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). De 8h às 12h do sábado, mais de 8 mil imóveis foram visitados por 286 agentes de controle de endemias e 48 supervisores de campo do município, acompanhados de 772 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha; e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Foram cerca de 1200 profissionais integrando três equipes.

Denúncia

A população de São Luís pode denunciar focos do mosquito Aedes Aegypti - transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, ligando para o telefone 3212-8282. O atendimento é feito todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado. Todas as denúncias são encaminhadas às equipes do Programa de Combate ao Aedes Aegypti de cada município do Maranhão, que realizam a vistoria e executam os procedimentos de aplicação de larvicidas, entre outras atividades de campo.

“Nós vamos fazer essa ação todos os domingos para combater a proliferação do mosquito e evitar que alguém na nossa comunidade adoeça”Ramsés Silva, morador
Dicas de prevenção:

-Comece dando o exemplo na sua casa:

- Não deixe água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água.

- Não deixe água acumulada sobre a laje de sua residência.

- Não deixe a água parada nas calhas da residência. Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixe estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia.

- Caixas d’água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar.

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descarte lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.