Tradição

Lava-Pratos leva foliões para SãoJosé de Ribamar

Evento completou 70 anos e é considerado oprimeiro carnaval fora de época do Brasil

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Banda Regional Fenix foi uma das atrações de ontem
Banda Regional Fenix foi uma das atrações de ontem (Lava Pratos)

Os foliões maranhenses se despediram da temporada carnavalesca 2016 neste fim de semana, em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana de São Luís, com a realização da 70ª edição do tradicional Carnaval do Lava-Pratos. A festa, que começou no sábado, dia 13, e terminou ontem, reuniu milhares de pessoas no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, onde foi montado o palco principal, que recebeu 12 atrações musicais nos dois dias de evento, que é considerado o primeiro carnaval fora de época do país.

Ontem, a festa teve início 13h30 com a apresentação do grupo Vamu de Samba, que se apresentou para uma multidão que ia crescendo à medida que a tarde ia passando. Seguindo a tradição de priorizar por shows de bandas e artistas locais também passaram pelo palco principal Di Fratelli, Banda Regional Fênix, Jamilson Jackson e Júlio Leite, Ailana Lee e banda, Banda Argumento, e Pepê Júnior, que gravou seu DVD durante a festa.

No fim da tarde, dezenas de pessoas ainda se dirigiam para o Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen onde a última atração subiu ao palco às 21h30. E o que não faltou foi animação. “Hoje, é o último dia de folia, por isso, a gente tem que aproveitar. Aqui a festa vai até a madrugada”, afirmou Diego Alves.

Realizado há 70 anos, o Carnaval do Lava-Pratos atrai novos adeptos a cada nova edição, como Fernanda Amorim, 22 anos, que foi à festa pela primeira vez este ano. “Sempre ouvi dizer que essa festa é muito boa”, disse a jovem.

Quem também foi à festa pela primeira vez foi Renata Pereira, que prometeu voltar no próximo ano. “Se eu gostar, vou vir outras vezes para aproveitar a festa, afinal, depois do Carnaval é só trabalho o ano inteiro”.

No palco principal, uma mistura de ritmos atraía famílias inteiras, casais e inúmeros grupos de amigos. A banda Regional Fênix colocou todo mundo para dançar com sucessos do carnaval maranhense. Para não perder nenhum lance das apresentações do dia, os foliões disputavam todos os espaços disponíveis e um grande número de pessoas assistia aos shows da rampa do monumento a São José de Ribamar.

O Carnaval do Lava-Pratos é realizado sempre no primeiro fim de semana após a data oficial da folia carnavalesca e reúne público não só de São José de Ribamar, mas brincantes de toda a Região Metropolitana de São Luís (capital, Paço do Lumiar e Raposa), além de pessoas vindas do interior do estado. No sábado, a festa começou às 21h com os shows de Igor Oliveira e Banda; Banda Zero Hum; Lucas Seabra e Banda; e Herton Rá.

Mais

O Lava-Pratos de São José de Ribamar é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do Brasil, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado. De acordo com historiadores ribamarenses, a festa teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945. Tudo teria começado quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Números

100 mil foi o público estimado, este ano, no Carnaval do Lava-Pratos

800 policias militares fizeram a segurança do Lava-Pratos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.