Estado maior

Dividir para reinar

O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem demonstrado incômodo com a movimentação de membros da base do governo Flávio Dino (PCdoB) com vistas às eleições de outubro.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem demonstrado incômodo com a movimentação de membros da base do governo Flávio Dino (PCdoB) com vistas às eleições de outubro. Mas o projeto do governador, longe de inviabilizar o prefeito, tem o objetivo de garantir o controle da prefeitura, qualquer que seja o resultado do pleito.

E o alvo é claro: a deputada federal Eliziane Gama (Rede), ora líder nas pesquisas de intenção de votos.

Flávio Dino quer evitar que a deputada alcance um eventual segundo turno, por isso orienta setores de seu governo a estimular a candidatura do deputado e secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré.

Os analistas políticos do governo entendem que, com Bira na disputa, há uma chance - ainda que remota -de Eliziane não chegar a um segundo turno com Edivaldo Júnior. Desta forma, acreditam os governistas, o governador manteria o controle sobre a gestão de São Luís, independentemente de quem seja eleito prefeito.

Mas, ao estimular Bira do Pindaré, o governador ganha a desconfiança de aliados do próprio Edivaldo Júnior, que vêem no ato uma espécie de traição, e reclamam claramente nos bastidores da prefeitura. Sobretudo pelo fato de Bira estar sendo estimulado por secretários de peso do governo, como Márcio Jerry, Simplício Araújo e Francisco Gonçalves.

O jogo de Dino para tentar inviabilizar Eliziane, portanto, pode até funcionar. Mas corre o risco de fazer adversários dentro da base da própria prefeitura.

Em março

Está prevista para o final de março a saída dos secretários municipais que pretendem disputar as eleições de outubro.

Na lista estão Batista Matos (Comunicação), Geraldo Castro Sobrinho (Educação) e Helena Duailibe (Saúde).

Dos três, apenas Duailibe deve permanecer até o final do governo, abrindo mão do projeto de reeleição à Câmara.

Substitutos

Já existe uma intensa movimentação pela substituição dos secretários que deixarão a prefeitura para concorrer a vereador.

Para o posto de Batista Matos na Seconzinha, o prefeito Edivaldo Júnior estuda manter a mesma equipe que hoje coordena os trabalhos na pasta.

Para o posto de Geraldo Castro está sendo especulado, entre outros, o secretário estadual de Administração, Felipe Camarão.

Aliança

Lideranças do PMDB, do PV, do DEM e do PSD têm conversado, ainda que timidamente, sobre o projeto de unir forças nas eleições municipais de São Luís.

Juntos, os quatro partidos tomam quase 2/3 do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, um trunfo importantíssimo para uma disputa majoritária.

Até agora, no entanto, cada legenda segue com o seu projeto próprio para o pleito.

Tudo em casa

O PCdoB, do governador Flávio Dino, havia cogitado abrir mão da indicação do vice de Edivaldo Júnior, mas começa a repensar esta posição.

Os comunistas avaliam que não há quadros nos partidos aliados capazes de somar com o prefeito, dado que, para eles, sobra na própria legenda.

Dentre os membros do PCdoB com cacife para formar com Edivaldo estão o secretário Batista Matos e o deputado federal Rubens Pereira Júnior.

Conversa

A deputada Eliziane Gama (Rede) e o vereador Fábio Câmara (PMDB) conversaram demoradamente há suas semanas.

Mas, ao contrário das vezes anteriores, Câmara se apresentou como dirigente partidário e pré-candidato a prefeito.

Eliziane já chegou a sonhar com a aliança com o PMDB, possibilidade que parece agora cada vez mais distante.

Em campanha

Os pré-candidatos a prefeito de São Luís têm se aproveitado de qualquer evento público para se mostrar ao eleitor.

No sábado, por exemplo, eles estiveram em peso no lançamento da campanha contra a Zica e no lançamento da campanha da fraternidade.

No primeiro foram vistos Neto Evangelista (PSDB), Bira do Pidnaré (PSB), João Castelo(PSDB) e Edivaldo Júnior (PDT); no segundo, Edivaldo, Eliziane Gama, Bira e Rose Sales (PV).

Novo líder

A bancada maranhense na Câmara Federal deve se reunir quarta-feira para definir a escolha do novo coordenador.

Atual ocupante do posto, o deptuado federal Pedro Fernandes (PTB) deve coordenar o encontro, mas não pretende ser reconduzido.

Na lista de nomes estão André Fuuca (PEN), Rubens Júnior (PCdoB) e José Reinaldo Tavares (PSB).

E Mais

Perdendo cada vez mais espaços no PSDB, o deputado federal João Castelo deve mesmo deixar o partido na janela de março.

Incomodou fortemente o núcleo duro do governo a opinião do marqueteiro Guga Fleury, de que o governador Flávio Dino está criando a imagem de perseguidor.

Vereadores ironizam diariamente o trio de articuladores políticos do prefeito Edivaldo, formado por Lula Fylho, Severino Sales e Osmar Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.