Artigo

Pastor Estevam Ângelo de Souza!

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Há 20 anos, deixava o nosso convívio o pastor Estevam Ângelo de Souza. Depois de liderar por mais de quatro décadas o movimento pentecostal maranhense, esse valoroso obreiro descansou no Senhor. Quando se fala em Assembleia de Deus no Maranhão, vem à memória o nome do pastor Estevam. A seu respeito, manifestaram-se os seus filhos: “Era um homem do trabalho. Alguns de nós o apelidamos carinhosamente de “forever”. Parecia que ele jamais morreria, de forte que era e de tão profundo que vivia.

Ninguém podia acompanhar seu ritmo por muito tempo. À frente do seu tempo, parecia superior ao próprio tempo que jamais o limitou. Enquanto outros paravam cansados no caminho, ele tirava força da própria fraqueza e seguia um pouco mais. Muitas vezes o vimos chegar cansado à casa, semblante carregado sob o peso das muitas preocupações com a obra de Deus e também com os outros, mas nada a respeito dele próprio, e pensamos seguidas vezes que ele iria parar. No dia seguinte, porém, levantava-se renovado e começava tudo outra vez com a mesma intensidade e paixão”.

Deixemos que o tempo nos dê a oportunidade - buscando espairecer - de sair pela cidade de São Luís e contemplar, em cada bairro, um templo da Assembleia de Deus, a maioria deles (diríamos carinhosamente) possui a marca do pastor Estevam. Indo mais adiante, lembremo-nos da igreja como um todo, hoje com milhares de obreiros, além do grande número de membros, uma juventude forte, todos constituindo um exército de salvos que dão prosseguimento à Obra.

Enumeremos empreendimentos que o pastor Estevam, em vida, conseguiu concretizar, e outros a que deu início, visando à prosperidade do trabalho do Senhor e ao crescimento da igreja na capital e interior do Estado: UMADESL, UNILÍDER, Rádio FM Esperança, os mutirões em prol das construções de templos, casas pastorais, centros social e de convenções, evangelização dos indígenas, instituto bíblico para obreiros, campanhas de oração e evangelização, cujos resultados somente a eternidade poderá revelar claramente.

Superou a si mesmo e tornou-se o homem bem sucedido de quem até a História dá testemunho. Estudou muito, não apenas pelos métodos tradicionais e, autodidata que era, aprendeu o suficiente para ensinar a mestres. Falava impecavelmente a sua língua pátria e dominava o inglês com fluência. Era um “devorador” de livros. Lia muito de quase tudo, mas principalmente a Bíblia. Homem de palavra fácil e eloquente, era um artífice do verbo, deixou farta produção literária, entre artigos e livros. Nunca se considerou um teólogo, mas escreveu teologia e ensinou a teólogos. Como professor, conferencista e, sobretudo, pregador do Evangelho, o pastor Estevam percorreu todo o Brasil, ministrando a Palavra de Deus em escolas bíblicas, congressos de mocidade e outros eventos de diferentes denominações evangélicas.

Lembramos com saudade o programa “Palavra da Vida”, levado ao ar diariamente pela FM Esperança, quando eram ministradas verdades divinas a corações sequiosos de salvação e para vidas transformadas, que ansiavam maior edificação espiritual. Detentor de audiência ímpar, alimentou milhares de corações com o Pão vivo que “desce do céu e dá vida ao mundo”.

Deixemo-nos ainda ouvir a voz suave de Jesus, a anunciar ao pastor Estevam, findados os seus dias aqui na terra, após cumprir uma grandiosa missão e ter sido acolhido pelo Pai ao descanso eterno: “Entra no gozo do teu Senhor!”. Assim, também citamos a Bíblia: “Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança” (Lm 3.21).

Lembremo-nos, por último, destas palavras proferidas por Estevam Ângelo: “Não estamos no mundo para vegetar, e sim para cumprir uma missão de Deus”. Sua missão foi muito bem cumprida. Paz sobre sua memória!

Samuel Batista de Souza

Filho do saudoso pastor Estevam Ângelo de Souza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.