Medo e perseguição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Uma simples declaração de um especialista em marketing político e eleitoral causou, na semana que passou, reação desenfreada dos líderes do governo Flávio Dino (PCdoB) e mostrou, mais uma vez, o temor que os comunistas têm com a história que estão construindo à frente do governo do Maranhão.
Em sua página em uma rede social, Guga Fleury - um dos mais destacados especialistas e consultores em marketing político - disse ter ficado preocupado com a imagem de perseguidor que está se formando no seio do governo Dino, desde a posse, em janeiro de 2015.
Textualmente, o especialista declarou: “Embora admire muito o governador Flávio Dino, vejo que o mesmo esteja talvez caminhando para um lado equivocado. Em recente observação técnica em São Luís, pude notar que a imagem de perseguidor parece cada vez mais se cristalizar em classes sociais diferentes”.
A declaração de Guga Fleury foi feita em meio ao debate sobre a decisão de Flávio Dino de retirar de prédios públicos nomes de seus adversários políticos, o que repercutiu negativamente. E ele somou a isso conversas com outras lideranças de São Luís, para perceber que a “perseguição” tem sido a tônica do governo.
Aliados de Dino e até membros do próprio governo partiram para cima do marqueteiro nas redes sociais, primeiro com a já surrada tática de desqualificar o oponente. Depois, atacando quem tivesse ousado publicar o texto.
Mas o fato é que Guga Fleury - que, repise-se, é consultor na área e um dos mais renomados marqueteiros do país - expressou um sentimento que já vinha sendo posto por vários observadores da cena política: a de que o governador tem se imposto mais pelo medo do que pelo carisma. Já escreveram sobre o tema políticos como Ricardo Murad, Edinho Lobão, Gastão Vieira e Wellington do Curso e escritores como Joaquim Itapary e Joaquim Haickel.
Mais do que rebater e atacar quem ouse dar esta opinião, o governo precisa refletir e repensar sua forma de relacionamento - com aliados e com adversários. Afinal, só está no segundo ano do mandato.

Caça-voto
Candidatos a prefeito aproveitaram a mobilização do governo Flávio Dino contra o mosquito da dengue para tentar tirar uma casquinha eleitoral.
Ao lado de Dino, na praça do São Francisco, estavam, de uma só vez, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e os seus prováveis adversários Bira do Pindaré (PSB) e João Castelo (PSDB).
E até Domingos Dutra (PCdoB), que vai disputar em Paço do Lumiar, fazia questão de aparecer nas imagens registradas.

Novos rumos
O Partido Democratas vai ter de escolher nova comissão provisória em São Luís a partir do dia 26, quando expira o prazo da atual.
Em crise de identidade desde o fim das eleições de 2014, o DEM vem sendo disputado por fortes lideranças políticas maranhenses.
Atualmente controlada pelo deputado federal Juscelino Filho (PRP), a legenda é cobiçada também pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Recomeço
O PSDB vai tentar recolocar o deputado estadual Neto Evangelista no jogo da sucessão municipal de São Luís.
O parlamentar, que desapareceu do cenário ao aceitar um posto no governo Flávio Dino, será a estrela de um encontro da juventude tucana, quinta-feira, 18, na Assembleia.
O PSDB tem outro nome para a disputa - o ex-prefeito João Castelo -, mas entende que a renovação de quadros é o melhor para o futuro da legenda.

Incômodo
Está cada vez mais clara a preocupação do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) com a candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) em São Luís.
E essa preocupação aumenta, principalmente, pelo fato de vários aliados do próprio Edivaldo Júnior estarem entusiasmados com o socialista.
Já há manifestações positivas a Bira tanto na gestão do prefeito quanto -e principalmente - no governo Flávio Dino (PCdoB).

Articuladores
Há dois articuladores da candidatura de Bira no próprio governo Flávio Dino, um mais discreto e outro claramente entusiasmado.
O primeiro é o chefe da Articulação Política, Márcio Jerry, que, embora ligado ao deputado do PSB, tenta manter-se neutro na discussão interna sobre sua candidatura.
O outro é o secretário de Direitos Humanos, Chico Gonçalves, petista contemporâneo de Bira e que defende abertamente entre aliados seu nome para São Luís.

Jogo duplo
Mas o prefeito Edivaldo Júnior ficou mais surpreendido na semana passada foi mesmo com o vereador Honorato Fernandes (PT), seu ex-líder na Câmara Municipal.
Até então cotado para compor a chapa do próprio Edivaldo, como indicação do PT, Honorato revelou-se pela fala terceiros.
O vereador Francisco Carvalho acabou contando que foi o colega do PT quem levou Bira do Pindaré a uma conversa com os dirigentes do PSL.

Videomonitoramento
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) visitou o 11º Batalhão da Polícia Militar em Timon, onde está sendo instalada a Central de Comando do Sistema de Videomonitoramento.
O sistema está sendo implantado por meio da destinação de uma emenda parlamentar de autoria do deputado no valor de R$ 1,150 milhão, feita ainda em 2015.
- Fico muito satisfeito em ver este projeto que sonhamos se tornar realidade. Esse foi um compromisso nosso, de destinar sempre um terço de nossas emendas parlamentares para a segurança pública - disse ele.

E MAIS

• “Muito show e pouca ação”, dizia ontem o cartaz do protesto solitário do morador Marco Antonio Costa, em crítica à festa armada pelo governo na mobilização contra a dengue

• A deputada federal Eliziane Gama foi a ausência notada entre os pré-candidatos que foram ao São Francisco para aparecer ao lado do governador.

• Soa patético o empenho de políticos em busca de benefício eleitoral durante atos públicos como inauguração de ruas e, agora, ações de combate ao Aedes aegypti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.