Retração

Cerca de 100 mil lojas fecharam as portas no país, diz pesquisa

Retração chegou a 13,4% em 2015 e número de estabelecimentos comerciais que deixaram de operar inclui até mesmo grandes redes varejistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Prédio onde estava instalada Loja da Rede TodoDia em São Luís, que foi fechada pelo Grupo Walmart/Biaman Prado
Prédio onde estava instalada Loja da Rede TodoDia em São Luís, que foi fechada pelo Grupo Walmart/Biaman Prado (Comercio)

Diante da maior crise registrada pelo varejo nos últimos 15 anos, estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que ano passado houve o fechamento líquido de 95,4 mil lo­jas com vínculo empregatício em todo o país. O volume corresponde a uma retração de 13,4% nos estabelecimentos comerciais que empregam ao menos um funcionário. No Maranhão, a queda foi de 10%.

Pelos números, que representam um balanço final do ano, a partir de dados de dezembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, nem mesmo as grandes lojas do varejo foram poupadas: nos últimos 12 meses, esses estabelecimentos registraram recuo de 14,8%.

De acordo com a CNC, o fechamento das lojas está diretamente associado à queda no volume das vendas. “O levantamento evidencia a dimensão da crise no varejo, que afetou todos os setores, inclusive os grandes, que, teoricamente, têm mais capacidade de enfrentar o quadro recessivo. Além disso, chama a atenção porque ela está presente praticamente no país inteiro”, avalia o economista da CNC, Fabio Bentes.

Todos os segmentos do varejo apresentaram queda no número de lojas, destacando-se, em termos relativos, os ramos mais dependentes das condições de crédito, tais como: materiais de construção (-18,3%), informática e comunicação (-16,6%), móveis e eletrodomésticos (-15,0%).

Em termos absolutos, no entanto, hipermercados, supermercados e mercearias foram o segmento que teve a maior redução no número de lojas em relação a 2014. Foram 25,6 mil estabelecimentos fechados no ano passado, de um setor que responde por um em cada três pontos comerciais do país. Essa atividade e a de lojas de vestuário e acessórios responderam por quase metade (45,0%) das lojas que saíram de operação.

Redução
O estudo revela, ainda, que das 27 unidades da Federação apenas uma não apresentou queda no número de lojas: Roraima. Espírito Santo foi o estado mais afetado (-18,5%), seguido por Amapá (-16,6%) e Rio Grande do Sul (-16,4%). São Paulo (-28,9 mil), Mi­nas Gerais (-12,5 mil) e Paraná (-9,4 mil) responderam, juntos, por mais da metade (53,3%) da queda no número de estabelecimentos.

De acordo com dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, de janei­ro a novembro de 2015 o va­rejo registrou retração de 8,4% no conceito ampliado, que incorpo­ra os resultados do comércio automotivo e de materiais de construção, superando o primeiro recuo em 15 anos, verificado em 2014 (-1,6%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.