Desrespeito

Entulhos são jogados às margens do Rio das Bicas

Flagrante de prejuízo ambiental foi feito na tarde de ontem por O Estado; de acordo com testemunhas, situação é motivada pela ausência dos serviços de coleta de lixo em bairros próximos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Lixo foi descartado por moradores nas margens do Rio das Bicas
Lixo foi descartado por moradores nas margens do Rio das Bicas (Lixo)

Um flagrante de desrespeito ambiental foi verificado por O Estado, na tarde de ontem, às margens do Rio das Bicas, na Avenida dos Africanos. Em um trecho da via, situado a poucos metros da entrada do Bairro de Fátima, em São Luís, entulho e restos de móveis e eletrônicos usados (como sofás e aparelhos de TV), além de sobras de alimentos e de materiais de construção, foram lançados às margens de uma das áreas ecológicas mais valorizadas da Grande Ilha.

De acordo com testemunhas, o lançamento do entulho no local foi motivado pela ausência – durante todo o dia de ontem – do serviço de coleta de lixo nos bairros de Fátima e adjacentes. “Como não passou o lixo lá em casa, muita gente decidiu se desfazer dele e lançar aqui. O problema é que essa gente bota aqui de tudo, como é possível ver”, disse o aposentado Basílio Pereira, morador do Parque dos Nobres e que passava pelo trecho durante caminhada.

A quantidade de lixo lançado a poucos metros do Rio das Bicas também invadiu parte da travessia dos pedestres, no acostamento da Avenida dos Africanos. “A gente precisa ir praticamente para dentro da pista, para desviar de todo este lixo”, disse a dona de casa Maria de Jesus Silva, moradora do bairro Bom Jesus.

Já o aposentado Miguel Costa afirmou que o despejo de lixo e entulho no trecho é um problema antigo. “Hoje [ontem] o senhor está vendo isso aí porque não tem o serviço de recolhimento. Mas isso acontece há anos. É um problema de educação”, opinou. Ele também tem receio de que o local sirva, nas próximas semanas, como criadouro do mosquito Aedes aegypti. “Esse material todo velho pode acumular água, e aí vai ser um desespero para a gente”, disse.

Até o fim da tarde de ontem, o entulho e lixo permaneciam no local. Procurada por O Estado, a Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) - informou que houve um pequeno atraso na coleta da área na manhã de ontem. Porém, o serviço teria sido normalizado, inclusive com dois caminhões fazendo o serviço na região.

PROJETO
REVITALIZAÇÃO DA ÁREA

Desde 2014, a Prefeitura de São Luís discute com a comunidade que vive nos arredores do Rio das Bicas a execução total do projeto de revitalização da reserva hidrográfica. No fim do mesmo ano, o Município executou algumas melhorias no projeto, entre elas a ampliação do alcance dos postes de iluminação, instalados ao longo da orla. Apesar disso, além de lixo, o Rio das Bicas também é conhecido por ser criadouro de cães e gatos sem nenhum controle epidemiológico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.