INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso de cinema com Marcelo Ikeda

“Análise e Crítica de Cinema” será o próximo curso da Escola Lume de Cinema; inscrições estão abertas; aulas acontecerão de 15 a 19 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Marcelo Ikeda ministrará curso de análise de cinema
Marcelo Ikeda ministrará curso de análise de cinema (Marcelo Ikeda)

O ano letivo da Escola Lume de Cinema está prestes a iniciar. Desta vez será ministrado o curso “Análise e Crítica de Cinema” pelo profº Marcelo Ikeda. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas via internet através do site http://www.escolalumedecinema.com/. As aulas acontecerão de 15 a 19 de fevereiro, no Cine Lume (Ed. Office Tower – Renascença II).

O curso é destinado para profissionais e estudantes de cinema, televisão e jornalismo. Não há pré-requisitos para participar das aulas. Durante os cinco dias de aulas serão abordados as mais diversas análises fílmicas, bem como suas definições e conceitos. A ementa do curso ainda destaca a análise plano-a-plano; imagem, som, montagem; exercícios práticos com trechos de filmes e curtas-metragens; a crítica cinematográfica; o papel do crítico; crítica e curadoria; relação entre crítica e realização; a importância da Cahiers du Cinéma e demais revistas cinematográficas; crítica de cinema no Brasil; e os desafios da crítica na contemporaneidade e a internet.

“A primeira parte é sobre análise fílmica. Vou exibir trechos de filmes que definirão o que é cinema clássico, moderno e contemporâneo. Irei explicar para os alunos as diferenças entre eles. Numa segunda parte vou explicar sobre o cinema brasileiro contemporâneo. Vou me basear no livro que eu escrevi “Cinema de garagem”, que discute as transformações no cinema brasileiro com a tecnologia e com modos de produção menos hierárquicos que aumentou a possibilidade de filmes serem feitos fora do eixo Rio-São Paulo. Atualmente, não é preciso grandes orçamentos para fazer um filme”, explicou Ikeda concluindo que a última parte do curso abordará a função do crítico no cinema.

Formação -

Marcelo Ikeda é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), diretor e roteirista de diversos vídeos. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais, com os curtas “Cartas de um jovem suicida”, “O posto”, “Eu te amo” e o longa “Entre mim e eles” (2013).

Como crítico de Cinema, Ikeda escreveu para variados veículos, especialmente na internet, como Via Política, Claquete, Curta o Curta, Revista Etcetera, mantendo o blog Cinecasulofilia desde 2004. É curador da Mostra do Filme Livre (CCBB/RJ) desde 2003. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010, ocupando diversas funções.

Ikeda é autor dos livros "Lei da ANCINE comentada (MP 2.228-1/01)" (2012) e "Leis de Incentivo para o Audiovisual" (2013). Ele desenvolve pesquisa sobre o cinema contemporâneo independente brasileiro, publicando, em 2011, o livro "Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI", em coautoria com Dellani Lima. Organizou (com Dellani Lima) a mostra Cinema de Garagem (Caixa Cultural/RJ - julho/2012; Cinema do Dragão - Fortaleza/2014; Centro Cultural da Justiça Federal - RJ/2014). Em 2014 publicou o livro “Cinecasulofilia” (Editora Substânsia).

É membro da Comissão de Longas-Mentragens do Festival de Brasília em 2014. Foi membro do júri de diversos festivais de cinema e participou da comissão de seleção de diversos editais públicos. É o atual presidente da Câmara Setorial do Audiovisual (CSA/CE).

Serviço

O quê: inscrições abertas para o curso “Análise e Crítica de Cinema”

Quem: Marcelo Ikeda

Onde: site (http://www.escolalumedecinema.com/)

Preço: R$ 280,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.