Robô

Agência espacial desiste de tentar contatar robô que pousou em cometa

Philae, módulo de pouso da sonda espacial Rosetta, entrou em hibernação; cientistas aguardam aproximação de cometa da Terra para retomar missão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Washington - O robô Philae, que se encontra pousado em um cometa, entrou em hibernação permanente e deixará de receber instruções operacionais por serem quase nulas as probabilidades de restabelecer contato, anunciaram ontem fontes da agência espacial europeia.

"Infelizmente, as probabilidades de restabelecer contato com nosso equipamento de operações são quase nulas e deixaremos de enviar instruções, por isso será muito surpreendente se recebermos um sinal a partir de agora", afirmou Stephan Ulamec, do centro aeroespacial alemão DLR.

"Uma suave e lenta despedida. Chegou a hora de dizer adeus a Philae", afirma o comunicado da DLR. No entanto, os europeus não fecham por completo a porta para a eventualidade de um contato.

O centro espacial francês CNES afirmou que, apesar de não enviarem mais instruções ao robô, o centro espacial de Toulouse "continua ouvindo a Rosetta, cujas antenas seguem dirigidas para Philae, atenta ao menor respiro".

Ao fim de dez anos de viagem como passageiro da sonda Rosetta, Philae conseguiu uma façanha sem precedentes na história da conquista espacial ao pousar em 12 de novembro de 2014 sobre o cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko.

Equipado com instrumentos de observação científica, conseguiu trabalhar por 60 horas antes de adormecer por falta de energia. Em junho de 2015, voltou a despertar, mas desde 9 de julho não voltou a dar sinais de vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.