Conversas

Oposição síria faz exigência para retomar negociações

Fim dos cercos a cidades, e de bombardeios aéreos em áreas civis e entrada de ajuda humanitária foram medidas exigidas ao governo; conversas em Genebra foram suspensas pela ONU até o dia 25

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Barracas foram montadas ontem em prédio, ocupado por rebeldes, destruído em al-Shaar, em Aleppo
Barracas foram montadas ontem em prédio, ocupado por rebeldes, destruído em al-Shaar, em Aleppo (Aleppo, Síria)

GENEBRA

O coordenador da oposição síria, Riad Hajib, declarou ontem em uma coletiva de imprensa que não voltará às negociações de paz enquanto forem mantidos os cercos a diversas cidades sírias.

A opsição e o governo sírio iniciaram formalmente conversas de paz sob a égide da ONU em janeiro em Genebra. No entanto, o início da ofensiva paralisou as conversações de paz de Genebra antes mesmo de começarem efetivamente, e a ONU adiou as negociações para 25 de fevereiro.

"Antes de continuar [com as negociações] em 25 de fevereiro, estas medidas têm de ser implementadas no terreno", disse o coordenador do Comitê de negociações da oposição, listando como medidas o "levantamento do cerco das cidades, a entrada de ajuda humanitária e o fim dos bombardeios aéreos em áreas civis".

Hajib fez as declarações após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, que reiterou seu apoio à oposição síria.

COMUNICADO - "Estamos de acordo sobre a necessidade de acabar, com urgência, com o sofrimento dos sírios, bem como o fato de o regime e a Rússia terem que colocar um fim aos ataques contra civis, a fim e permitir acesso total a áreas sob cerco", afirmou Hammond em um comunicado.

O exército sírio lançou uma ofensiva há 10 dias contra os rebeldes, apoiado pela aviação russa, milicianos iranianos e o Hezbollah libanês, e cerca várias localidades do norte, a principal delas a cidade de Aleppo, onde mais de 500 pessoas morreram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.