Carnaval 2016

Com homenagem a Maria Bethânia, a Mangueira foi vitoriosa no Rio de Janeiro

Escola conquistou seu 18° título no Carnaval carioca celebrando os 50 anos de carreira da cantora baiana; a Unidos da Tijuca ficou em segundo lugar e a Estácio de Sá foi rebaixada para o Grupo de Acesso em 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
A homenageada Maria Bethânia durante o desfile campeão na Sapucaí
A homenageada Maria Bethânia durante o desfile campeão na Sapucaí (Mangueira)

Rio de janeiro

Com o enredo “Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá”,em homenagem à cantora baiana, a Estação Primeira de Mangueira conquistou ontem, com 269,8 pontos, o título de campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2016, o 18° título da escola.A Unidos da Tijuca ficou em segundo lugar, com 269,7 pontos.

Com o último título conquistado em 2002, a Mangueira celebrou os 50 anos de carreira da cantora baiana, fechando a noite de sábado na Sapucaí com um desfile de luxo e sofisticação, além da presença de muitos artistas. Já o enredo da Unidos da Tijuca foi "Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado".

O lado religioso da cantora foi uma inspiração forte para o carnavalesco Leandro Vieira. Nascida em Santo Amaro da Purificação, Bethânia é de família católica e iniciada no candomblé.
A comissão de frente era formada por 15 bailarinas negras com um figurino ousado, que fazia parte da coreografia e deixava os seios à mostra, como guerreiras Oyá – orixárelacionada à valentia.

Muitos artistas, amigos e parentes de Bethânia, participaram do desfile, entre eles Caetano Veloso, irmão de Bethânia, Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Chico César, Zélia Duncan, Lúcia Veríssimo, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah, Ana Carolina, Alcione, Beth Carvalho, Cauã Raymond e Aílton Graça.

Foram apuradas as notas dadas às escolas por 35 jurados, que avaliaram nove quesitos, na seguinte ordem: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços.

A pior colocada do Grupo Especial foi a Estácio de Sá, com 265 pontos, e será rebaixada para o Grupo de Acesso Série A no Carnaval de 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.