Perigo

Carros alegóricos ficam abandonados após desfile

Na Avenida Senador Vitorino Freire, restos dos carros alegóricos estavam na pista, oferecendo riscos para os motoristas que trafegavam pelo local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

[e-s001]Terminado o período carnavalesco, é hora de guardar as fantasias e desmontar os carros alegóricos. Porém, não é isso o que acontece em São Luís, onde parte das estruturas montadas para o desfile na Passarela do Samba, montada no Anel Viário, foi abandonada na região e na manhã de ontem estava atrapalhando o tráfego de veículos na localidade.

O último dia de desfile das escolas de samba pela passarela aconteceu na segunda-feira, dia 9, e até ontem os restos dos carros alegóricos ainda permaneciam na região. Um dos carros estava na Avenida Senador Vitorino Freire, oferecendo riscos para os motoristas que passavam com seus veículos pela pista, uma vez que era grande a possibilidade de colisões. Por causa da presença da estrutura no local, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) tiveram de intervir e remover o carro alegórico da via.

Retirada
Um guincho foi utilizado para transportar a estrutura da avenida para um local em que ela não oferecia riscos para os condutores. A diretoria da escola de samba responsável pelo carro alegórico não foi localizada.

Os agentes de trânsito tiveram dificuldades para remover o carro do meio da pista, por causa da for­ma como ele foi construído. A estrutura foi montada com andaimes da construção civil, colocados um sobre os outros, e envolvidos por um tecido colorido.

[e-s001]Pequenas rodas foram acopladas debaixo da estrutura para facilitar a sua locomoção. No entan­to, por causa do estado de conservação delas, marcas foram deixadas no asfalto da avenida. “De­vido à estrutura estar na contramão, nós a estamos removen­do da via para um local seguro, para evitar acidentes”, disse o agente de trânsito Maciomar Lo­pes. Ele afirmou ainda que, se a estrutura permanecesse no local, os riscos de colisões seriam maiores por causa da intensificação do tráfego de veículos nos próximos dias.

Em frente ao Ceprama, também havia outro resto de carro alegórico na pista. Parte da estrutura estava sobre o canteiro central, enquanto a outra metade estava na pista, oferecendo perigo para os motoristas que passavam pelo local.

Restos dos carros alegóricos das escolas de samba também estavam espalhados por outros trechos da via. Atrás de uma parada de ônibus havia alguns adereços jogados no chão que fizeram par­te da composição do carro. Apesar de eles não oferecerem riscos aparentes, a situação evidenciava o descaso das escolas de samba com os seus próprios materiais de trabalho.

SAIBA MAIS
REINCIDÊNCIA

Em anos anteriores, situações como essas também já foram registradas. Os carros alegóricos ficavam por vários dias após o término do período carnavalesco na região para depois serem removidos pelas escolas de samba. Houve casos em que as agremiações abandonaram completamente as estruturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.