Religiosidade

Campanha da Fraternidade será lançada neste sábado em São Luís

Este ano, o tema, voltado aos problemas sociais, será “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Campanha da Fraternidade 2016 trata dos problemas sociais que atingem o Brasil
Campanha da Fraternidade 2016 trata dos problemas sociais que atingem o Brasil (Campanha da Fraternidade)

A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano voltará as suas aten­ções para os problemas sociais que atingem vários pontos do Brasil. Com o tema “Ca­sa Comum, Nossa Responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha será lançada neste sábado, 13, em São Luís.

Ontem, a campanha foi lançada em âmbito nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacio­nal de Igrejas Cristãs (Conic). Na capital maranhense, o lançamento acontecerá no Ginásio Georgina Pflueger (Castelinho), durante mis­sa que será celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

Responsabilidade
A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano foca no saneamento básico, no desenvolvimen­to, na saúde integral e na qualidade de vida das pessoas e convida todos, para que juntos en­contrem as soluções para os problemas que atingem a sociedade. O próprio tema da campanha já é um convite para esta ação conjunta das pessoas: “Casa Co­mum, Nossa Responsabilidade”.

Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. Além disso, cerca de 35 milhões de pessoas não contam com água tratada em casa, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Por esses motivos, tem-se a necessidade da realização da campanha para conscientizar as pes­soas sobre a necessidade de mudar essa realidade.

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade Humana e Paz” e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conic, CNBB e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Episcopal Anglicana do Brasil; Presbiteriana Unida do Brasil; e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep).

Este ano, a campanha terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

SAIBA MAIS

Amanhã, está prevista a realização de uma entrevista na Cúria Arquiodiocesana, localizada ao lado da Igreja da Sá, no centro da cidade, com a presença do arcebispo de São Luís, dom José Belisário, do coordenador arquiodiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva; do representante da Igreja Ortodoxa Síria de Antioquia, padre Pablo Neves; do representante da Igreja Luterana, pastor Hannes Kühn e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles. Neste dia, serão explicados os detalhes da campanha que vai ser lançada no sábado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.