Choque de trens mata 9 e fere dezenas na Alemanha

Polícia investiga causas do grave acidente ocorrido na manhã de ontem, perto da cidade de Munique; equipes de resgate tiveram dificuldade de acesso à área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Equipes de salvamento trabalharam para retirar passageiros dos trens que colidiram ontem na Alemanha
Equipes de salvamento trabalharam para retirar passageiros dos trens que colidiram ontem na Alemanha (trens)

MUNIQUE

Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no choque frontal entre dois trens que ocorreu ontem de manhã na Alemanha. De acordo com informações da polícia local, existem 55 feridos em estado grave. O acidente ocorreu por volta das 6h (horário local), em Bad Aibling, no estado da Baviera, a cerca de 60 quilômetros a sudeste de Munique.

No local, de difícil acesso para as equipes de salvamento, continuavam pelas 10h30 (hora de Lisboa) inúmeras equipes de resgate com ambulâncias e helicópteros para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para os hospitais, segundo a agência de notícias espanhola EFE. O choque frontal dos dois trens fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente.

O ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, disse em entrevista coletiva que a colisão ocorreu em alta velocidade e que uma das composições "perfurou" a outra. Os trens "se fundiram" e ficaram "parcialmente descarrilados".

O limite de velocidade na ferrovia onde os trens circulavam é de 100 km/h e possivelmente não hou­ve tempo para que fossem realizadas ações de desvio pelos condutores, de acordo com o ministro dos Transportes. Supõe-se, por enquanto, que os condutores não frearam antes da batida.

Presume-se que não houve contato visual entre eles, por conta do traçado em curva da linha férrea, o que leva a compreender a colisão em alta velocidade. "Não é possível especular sobre as causas do acidente. Vamos esperar as conclusões finais", afirmou Dobrindt, ao informar que duas das três caixas-pretas dos trens já foram recuperadas. "É chocante como os trens bateram um no outro", disse o ministro, que esteve no local. "A cena do acidente é horrível".

Ainda não se sabe por que razão os dois veículos estavam na mesma linha férrea e no mesmo horário. Um deles não cumpria o que estava previsto para sua escala.

Consternação
A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se "consternada" com a colisão frontal de dois trens no sul da Alemanha, que deixou pelo menos nove mortos e mais de cem feridos. “Estou consternada e entristecida com o grave acidente desta manhã em Bad Aibling. Os meus pensamentos estão especialmente com as famílias das nove pessoas que perderam a vida, mas também com os muitos feridos”, afirmou Merkel, ontem.

A chanceler agradeceu aos serviços de socorro “pelo trabalho incansável em condições difíceis” e disse-se confiante de que as autoridades vão desenvolver “todos os esforços para esclarecer as causas deste acidente”.

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, também manifestou tristeza e disse estar disponível para prestar a assistência necessária. A Comissão acompanha o caso. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.