Carnaval 2016

Blocos afro encerram desfiles na Passarela do Samba, no Anel Viário

A programação geral do espaço começou com apresentações de tambor de crioula e foi encerrada com um baile

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Blocos afro se apresentaram na Passarela do Samba
Blocos afro se apresentaram na Passarela do Samba (Carnaval passarela blocos )

SÃO LUÍS - Após os dias de desfiles das escolas e turmas de sambas e dos blocos organizados, foi a vez dos blocos afros adentrarem a Passarela do Samba, em São Luís. Tribos de índio também desfilaram na última noite de festa.

A programação começou cedo. No início da noite, grupos de tambor de crioula se apresentaram no entorno da passarela. Enquanto isso, dentro do espaço, aconteciam os desfiles de tribos de índio. Alguns dos grupos que se apresentaram foram as tribos Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu e Kamayurá.

Já os desfiles dos blocos afros tiveram início com a apresentação do Akomabu, o primeiro bloco afro do Maranhão, e seguiu com grupos como o Abibimã e GDAM. Também se apresentou ontem o bloco Didara, de São José de Ribamar. O bloco levou 150 membros para a passarela neste ano.

Segundo o presidente, Erbeth Didara, o tema defendido no desfile foi ‘Das matas de Oxóssi, ao ouro de Oxum. Do Quilombo Juçatuba, somos todos um’. “É uma forma de contemplar e reverenciar a única comunidade quilombola que nós temos na região metropolitana e dentro de São José de Ribamar, Juçatuba, onde predominam três famílias”, explicou.

Quem também fez referência aos quilombos foi o bloco Netos de Nanã com o tema ‘Quilombo, terra da Liberdade’. Oriundo do bairro Liberdade, o bloco levou seus guerreiros e guerreiras, orixás e bateria para a passarela para reverenciar as terras que são marcas da resistência e cultura negra.

Após os desfiles, um grande baile popular encerrou a programação na passarela. Lamparina, Mano Bloco e Bicho Terra animaram o público.

Apuração

Para os que estão torcendo por agremiações que desfilaram na passarela, a apuração dos desfiles das escolas de samba e do concurso dos blocos organizados, blocos tradicionais A e B, acontecerá hoje, às 14 h, no Cine Teatro da Cidade, localizado na rua do Egito, s/n - Centro (antigo Cine Rox).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.