Não é água, não!

Tá de ressaca?!

Se o seu amigo, namorado ou parente está neste momento sofrendo com os sintomas, saiba como ajudá-lo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Os sintomas da ressaca são avassaladores
Os sintomas da ressaca são avassaladores

Festa, alegria, pouco sono e bebida em excesso. Para grande parte dos foliões, o Carnaval costuma ser uma data que não combina com moderação. O ideal é passar longe dos excessos, mas, como nem sempre isso é possível, os abusos geralmente vêm acompanhados de uma amiguinha pouco agradável: a ressaca, uma desidratação acompanhada da redução da glicemia no sangue que ocorre porque o fígado utilizou muita glicose para tentar metabolizar o álcool consumido.

Dores de cabeça, no estômago ou azia, aumento na quantidade de urina, muita sede, suor em excesso (e vontade de morrer) são alguns dos sintomas nada agradáveis. Exagero de quem está reclamando? Nada disso. Em alguns casos, eles nem esperam o dia seguinte e começam apenas algumas horas depois de parar de beber. Então, se o seu amigo, namorado ou parente está neste momento sofrendo com os sintomas, saiba como ajudá-lo.

Dicas

Muitas receitinhas prometem curar a ressaca, mas o melhor remédio ainda é a água. Antes e depois da farra. Intercalar refrigerantes e água com bebidas alcoólicas pode reduzir os sintomas, mas se isso não for possível, muita água depois de parar de beber, pode ajudar. Sucos com fontes de potássio, magnésio e vitamina B6 - principalmente espinafre, brócolis, couve, aipo, melancia, uva, alface e melão -, ajudam a atacar os efeitos de sódio na retenção de água.

As bebidas isotônicas também podem ser aliadas para amenizar os sintomas da ressaca. Isso porque o sal contido nessa composição ajuda os rins, que conseguirão absorver mais água, deixando de lado a desidratação. Por outro lado, o açúcar, que é abundante na maioria dessas bebidas, ajuda o fígado que não consegue produzir glicose suficiente por causa do álcool.

Tire o dia para descansar. Evite comidas pesadas e remédios muito fortes.

Conheça os mitos e verdades sobre a embriaguez e a ressaca

- Tomar refrigerante no dia seguinte ameniza os sintomas?
MITO. O açúcar encontrado neste produto ajuda a aumentar a taxa de glicose no corpo, mas não tem eficácia sobre todos os sintomas.

- Ingerir alimentos com carboidratos é uma boa opção contra a embriaguez e a ressaca?
VERDADE. Apostar em fatias de pão, purê de batata, arroz e produtos com açúcar é uma boa opção antes de começar a beber.

- Antiácidos antes e depois ajudam na ação contra a ressaca?
MITO. Ajudam a diminuir as dores no estômago, mas não o fígado. Portanto, este tipo de medicamento não é totalmente eficaz.

- Banho frio cura a bebedeira?
MITO. O banho gelado ajuda a despertar, mas pode causar hipotermia e, em alguns casos, piora o estado da pessoa.

- Água de coco é mais eficiente que os refrigerantes contra a ressaca?
VERDADE. Apostar na água de coco é uma boa dica, pois, além de conter glicose, é absorvido mais facilmente pelo corpo e auxilia na hidratação.

Fonte: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.