Pesquisa

Pessimismo do consumidor ainda se mantém elevado

Índice Nacional da Expectativa do Consumidor está 10% abaixo da média histórica, informa a CNI

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 2,4% em janeiro na comparação com dezembro de 2015. O índice alcançou 98,6 pontos, mas está 10% abaixo da média histórica, indicando que os brasileiros continuam pessimistas para este ano. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que fez a pesquisa em parceria com o Ibope

"Desde abril de 2015, o índice encontra-se relativamente estável, mantendo-se entre 96 e 100 pontos. A manutenção do pessimismo do consumidor indica perspectivas de continuidade de baixa demanda nos próximos meses", diz a pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 16 e 20 de janeiro.

O levantamento mostrou a manutenção da perspectiva negativa, mas também acusou uma melhora da confiança em relação à renda pessoal, ao endividamento e à situação financeira. O índice de expectativa sobre a renda pessoal cresceu 4,6%, o de endividamento subiu 4,6% e o de situação financeira avançou 2,4% frente a dezembro. Quanto maior o indicador, maior é o número de pessoas que esperam o aumento a renda e que perceberam melhora da situação financeira e a queda do endividamento.

As perspectivas sobre a inflação e o emprego também melhoraram. O índice de expectativas em relação inflação cresceu 2,5% e o de desemprego aumentou 5,2% frente a dezembro. Quanto maiores os índices, maior é o número de pessoas que apostam na queda da inflação e do desemprego nos seis próximos meses. Só o índice de expectativa de compras de maior valor caiu em janeiro. A queda foi de 1,1% em relação a dezembro. Esse resultado é normal nesta época, porque encerra-se o período de compras de maior valor tradicionais no fim de ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.