Eleições 2016

Oito deputados podem disputar as eleições municipais deste ano

Alexandre Almeida, Andrea Murad, Roberto Costa, Francisca Primo, Levi Pontes, Paulo Neto, Wellington do Curso e Bira do Pindaré são pré-clandidatos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(Deputados pré-candidatos)

Sete deputados estaduais em exercício e que atuam como pré-candidatos a prefeito, poderão consolidar candidatura nos próximos meses para a disputa das eleições 2016. Alexandre Almeida (PSD), Andrea Murad (PMDB), Roberto Costa (PMDB), Francisca Primo (PT), Levi Pontes (SD), Paulo Neto (PSDC) e Wellington do Curso (PPS), são os nomes elevados à condição de possíveis sucessores de gestores municipais. Bira do Pindaré (PSB), o oitavo nome, também é pré-candidato, mas está licenciado do cargo no Poder Legislativo.

Alexandre Almeida é pré-candidato a prefeito da cidade de Timon e tem como principal adversário o prefeito Luciano Leitoa (PSB), que busca a reeleição de seu mandato. O deputado aparece na primeira colocação na pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo MA 03135/2016 e tem o nome consolidado como favorito, até aqui, na corrida eleitoral.

Andrea Murad lançou somente há duas semanas pré-candidatura para a Prefeitura da capital. Ela briga por espaços no diretório municipal do PMDB com os também pré-candidatos vereador Fábio Câmara e superintendente da Funasa no Maranhão, André Campos.

Roberto Costa, também do PMDB, tem interesse na Prefeitura de Bacabal. Ele conta com o apoio do senador João Alberto (PMDB) e busca apoio também, do Executivo Estadual para a disputa. Até dezembro do ano passado, o peemedebista liderava pesquisas de intenções de votos.

A deputada Francisca Primo, por sua vez, é pré-candidata em Buriticupu. Ela trabalha pela sucessão do prefeito José Gomes Rodrigues (PMDB), que busca a sua reeleição. Primo tem um grupo consolidado no município e conta com o apoio de várias correntes para a disputa eleitoral. Assim como Alexandre Almeida e Roberto Costa, é uma das cotadas a deixar o Parlamento Estadual em 2017, quando se iniciam os mandatos dos gestores municipais eleitos em outubro deste ano.

Wellington do Curso (PPS) é o pré-candidato a prefeito de São Luís. Ele ainda não iniciou conversas com outros partidos para a construção de alianças políticas, mas tem feito forte oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na Assembleia Legislativa. Ele já colocou o seu nome à disposição do PPS para a disputa.

Dobradinha – Outros dois pré-candidatos do Legislativo Estadual são Levi Pontes e Paulo Neto. Ambos pretendem disputar a cadeira do Executivo de Chapadinha. O grupo de Levi Pontes tenta agora, costurar um acordo com Paulo Neto, para que ele aceite compor com o colega, na condição de candidato a vice-prefeito. Apesar disso, não há nada certo.

Levi e Paulo Neto têm evitado embate direto na Assembleia.

Mais

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB), era considerado, até o ano passado, um dos potenciais nomes para a disputa da Prefeitura de São Luís. Apesar disso, o deputado licenciado pouco demonstrou interesse na disputa e abriu mão da condição de pré-candidato ao assumir cargo no primeiro escalão do Governo. Na ocasião, ele adiantou ter aceitado uma imposição de Flávio Dino (PCdoB) de que nenhum de seus auxiliares poderiam disputar o pleito em 2016. Bira do Pindaré (PSB), contudo, articula-se para a disputa.

Suplentes podem mudar cenário no plenário do Legislativo Estadual

As eleições municipais 2016 podem provocar mudanças significativas na estrutura do Poder Legislativo. Como são oito os pré-candidatos, sete destes em exercício de mandato, há possibilidade de alteração nas bancadas independentes e blocos parlamentares.

Caso Alexandre Almeida (PSD) ou Paulo Neto (PSDC) sejam eleitos, em Timon e Chapadinha, respectivamente, por exemplo, abre-se vaga para o primeiro suplente da coligação: o ex-deputado Marcos Caldas (PRP). Ocorre que Caldas também é pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, e se for eleito no município – levando-se em consideração a eleição de Almeida ou Neto -, a vaga no Legislativo seria destinada a Fábio Gentil (PSDC), segundo suplente.

Já para uma possível eleição de Roberto Costa (PMDB) em Bacabal ou Andrea Murad (PMDB) em São Luís, a primeira vaga de suplência aberta é para o também ex-deputado Camilo Figueiredo (PR). Se, tanto Andrea e Roberto forem eleitos, além de Camilo Figueiredo, o segundo suplente, Pr. Cavalcante (PSC) também assume uma cadeira no Legislativo.

Já para o caso de Wellington do Curso (PPS), pré-candidato em São Luís, e Levi Pontes (SD), pré-candidato em Chapadinha, a vaga de primeiro suplente é de Luciano Genésio (PSDB). Na segunda suplência está Rildo Amaral (SD).

E caso a deputada Francisca Primo (PT) seja eleita prefeita de Buriticupu em outubro deste ano, quem assume o seu lugar na Assembleia Legislativa é o suplente de deputado Yglésio Moises (PT).

Mais

Da bancada maranhense na Câmara Federal, são pré-candidatos a prefeito a deputada federal Eliziane Gama (Rede) e o deputado João Castelo (PSDB). Ambos pretendem disputar a cadeira do Executivo Municipal da capital, em sucessão ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Pré-candidatos a prefeito na AL Respectivos suplentes

Alexandre Almeida (PSD) – Timon Marcos Caldas (PRP)

Andrea Murad (PMDB) – São Luís Camilo Figueiredo (PR)

Roberto Costa (PMDB) – Bacabal Camilo Figueiredo (PR)

Francisca Primo (PT) – Buriticupu Yglésio Moises (PT)

Levi Pontes (SD) – Chapadinha Luciano Genésio (PSDB)

Paulo Neto (PSDC) – Chapadinha Marcos Caldas (PRP)

Wellington do Curso (PPS) – São Luís Luciano Genésio (PSDB)

Bira do Pindaré (PSB) – São Luís Rafael Leitoa (PDT)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.